
Uma grande operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (14) contra integrantes de facções criminosas que disputam o controle do tráfico em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Ao todo, 72 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diferentes pontos da cidade e em unidades prisionais do estado.
Batizada de Maré Alta, a ação é coordenada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Búzios e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). A ofensiva conta com apoio de equipes do 25º BPM e da Polícia Civil, por meio da 127ª DP.
Segundo o MPRJ, os alvos fazem parte de grupos criminosos rivais, cujos confrontos têm acirrado a violência e elevado o número de homicídios na região. As investigações apontam que os criminosos atuam em bairros como Centro, Rasa, Maria Joaquina, Tartaruga, Manguinhos, Cem Braças, José Gonçalves, Pântano e Brava. Cinco mandados também são cumpridos dentro de presídios.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 2ª Vara de Búzios, com base em informações reunidas ao longo de meses de apuração sobre a dinâmica e a guerra entre facções na cidade.