Isso mesmo. Projeto garante livre acesso de personal trainers às academias sem cobrança de taxas. Passou a tramitar e foi aprovado recentemente na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei 176/2025, de autoria da deputada Juliana Lucena (PT), que propõe o livre acesso dos personal trainers às academias esportivas durante o atendimento aos seus alunos, sem a cobrança de taxas adicionais. A iniciativa busca corrigir uma injustiça histórica que impacta tanto os profissionais de Educação Física quanto os consumidores. Atualmente, muitos personal trainers, mesmo devidamente registrados e contratados pelos alunos, precisam pagar taxas extras para ingressar nas academias e exercer seu trabalho. Além disso, os próprios alunos, que já pagam mensalidade ao estabelecimento, acabam sendo onerados com custos adicionais. De acordo com a parlamentar, o projeto visa eliminar essa cobrança, garantindo que o acompanhamento profissional ocorra sem entraves financeiros.
Importante saber
Que a valorização profissional e incentivo à saúde estão no projeto. A proposta também reforça a importância da prática de atividades físicas para a saúde da população. Segundo dados do IBGE, 47% dos brasileiros são insuficientemente ativos, um fator que contribui para o aumento de doenças como obesidade e problemas cardiovasculares. A presença de um personal trainer pode ser determinante para incentivar um estilo de vida mais saudável e reduzir os índices de sedentarismo.
E ainda
“O projeto valoriza o profissional de Educação Física e protege o consumidor, garantindo que os alunos tenham acompanhamento qualificado sem cobranças indevidas. Essa medida incentiva a prática esportiva e promove mais saúde para os cearenses”, destacou a deputada Juliana Lucena, ao defender a proposta da tribuna da Assembleia e nas entrevistas aos profissionais de imprensa.
Responsabilidade
O texto do projeto também estabelece que as academias não terão responsabilidade sobre os atos do personal trainer durante a prestação do serviço, reforçando a segurança jurídica para os estabelecimentos. Para Juliana Lucena, a aprovação da proposta traz mais justiça para os profissionais de Educação Física e melhores condições para os consumidores cearenses.
Festa na Assembleia
Na segunda-feira, 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), chega aos 190 anos de existência. É importante imaginar a riqueza da linha do tempo político que o Poder já testemunhou ao longo desse tempo. As centenas de deputados e deputadas estaduais que por lá já passaram, sem dúvida, debateram ascensão e queda de regimes, guerras mundiais, ciclos econômicos, avanço científicos, Marcos culturais, tragédias, processos eleitorais e muito mais.
E o Estado onde entra
Claro, entra em tudo. Ousado, o eleitor cearense já enviou perfis parlamentares os mais variados para a Assembleia Legislativa. Nesta data, sob a liderança e comando de uma recém-eleita direção, à frente o deputado Romeu Aldigueri (PSB), o Legislativo Estadual Cearense, sem dúvida, está experimentando muitas melhorias contínuas, a começar pela valorização de seus servidores e colaboradores. Parabéns.
O post Academias sem taxas apareceu primeiro em O Estado CE.