Adail Jr. volta a expor divisões na base do prefeito

O vereador Adail Jr. (PDT) segue como uma voz dissonante na base do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Em vídeo publicado nas primeiras horas desse domingo (30), o parlamentar fez questão de lembrar “quem realmente fez a diferença na vitória do prefeito Evandro Leitão”, em 2024, e criticou os ataques de parte do grupo governista a vereadores da base do ex-prefeito José Sarto (PDT).
“Alguns membros do PT, em relação à eleição, estão dizendo que a ‘turma do Sarto’ que foi apoiar André Fernandes (PL). Isso é fake news, viu!. Vocês, membro do PT, deputados, vereadores, com ou sem mandato, lembrem-se, gente, que eu, vereador Adail Jr., Emanuel Acrizio, Ana Aracapé, Professor Enilson, Luciano Girão, nós, que éramos da turma do Sarto, essa turma que vocês tão criticando tanto, nós fomos apoiar Evandro Leitão no segundo turno. E somando nós cinco dá aproximadamente 65 mil votos. Ah, esqueceram já? Esqueceram que a eleição nós ganhamos por pouco mais de dez mil votos? Que se saíssem 5 mil votos do Evandro para o André o resultado seria outro?”, lembra Adail.

Não é a primeira vez que o vereador toca no assunto. Adail já usou a tribuna da Câmara para tentar coibir os ataques de parte da base governista às gestões pedetistas de Roberto Cláudio e Sarto. “Eu estou falando de nós para nós. Eu saí de nós, Roberto Cláudio e Sarto, e vim para nós, Evandro. A base está mais perdida que cego em tiroteio aqui”, alertou o vereador, no final de fevereiro de 2025. Um mês depois, o pedetista repete o discurso.

À época das críticas, Adail e outros vereadores do PDT, maior bancada da Câmara de Fortaleza, buscava mais espaço na gestão municipal para acomodar suplentes de vereadores que alcançaram votação expressiva, como os ex-vereadores Raimundo Filho (10.255 votos) e Fábio Rubens (9.921 votos).
O grupo chegou a se reunir com o prefeito Evandro. O gestor ouviu as demandas e ficou de buscar soluções, mas ainda não houve movimentos nesse sentido. Os pedetistas devem iniciar, em abril, um rodízio para que os suplentes possam assumir.
Ainda no vídeo publicado ontem, sem citar nomes, Adail disse: “Gente pelo amor de Deus, memória curta, né, quanta memória curta de vocês do PT e de alguns aliados, digamos assim. Façam um momento de reflexão e parem de criticar quem está criando fake news, porque vocês também estão criando fake news. Memória curta tem limite”.

Saia justa
As críticas de Adail colocam a base petista de Evandro em uma saia justa. De um lado, seis vereadores do PDT, que apoiaram a gestão Sarto, pedem que os ataques ao ex-prefeito sejam contidos para que eles não fiquem desconfortáveis. De outro, o próprio Sarto usa as redes sociais quase que diariamente para atacar o atual prefeito e também o próprio Partido dos Trabalhadores.

O mais recente ataque de Sarto foi direcionado à qualidade da merenda escolar na rede pública municipal. O ex-prefeito acusou a atual gestão de reduzir a quantidade de proteína – carne e ovos – das alimentação dos alunos. “O PDT fez de Fortaleza a melhor educação do Brasil em 12 anos. O PT, em 3 meses, está acabando com tudo”, ataca o pedetista.

A resposta veio de vários aliados da gestão, entre eles o próprio secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar (PDT), e o vereador Aglailson (PT). Os dois chamaram as denúncias de fake news. “Sarto resolveu encarnar o Pinóquio e espalhar fake news sobre a merenda escolar”, publicou o vereador petista.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação negou a “falsa informação sobre qualquer redução na porção da merenda escolar”. “Todas as refeições destinadas são elaboradas por nutricionistas levando em consideração as recomendações presentes nas legislações do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, cita a nota.

(Por Maurício Moreira)

O post Adail Jr. volta a expor divisões na base do prefeito apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.