No Brasil, país onde mais criam se criam, se desenvolvem e mais s sepultam partidos políticos, o PDT, inspiração política de um grande líder, o governador Leonel de Moura Brizola, é mais um exemplo de sigla que, após evolução crescente em todo o país, passa a figurar na relação dos partidos ameaçados de virar nanico. Em relação a essa condição a que chega o PDT, pode-se assegurar que o Estado do Ceará pode ser utilizado como amostra dessa decadência que atinge e que destrói organizações partidárias que funcionavam como modelo, mas, que ao fim terminam decaindo em ritmo desenfreado. Ainda se encontra na memória de milhões de cearenses a realidade de que esse partido, há pouco mais de um ano era exemplo de crescimento, de organização e rico em lideranças das mais respeitadas. E isso, sem falar das seguidas vitórias em alianças com o PT e demais partido aliados, alguns deles com boas lideranças. Entretanto, aconteceu o que todos sabem, e desarmonia regional parece ter atingido o PDT em nível nacional. Lá em cima, o presidente pedetista Carlos Lupi apega-se ao Ministério da Previdência e a Lula, se este for candidato. Por aqui, Ciro Gomes, a figura de maior projeção nacional, some do campo, como se estivesse deixando a política. Por outro lado, o ex-prefeito Roberto Cláudio, que caminhava para comandar o PDT estadual, já estaria “arrastando a asa”, para os oposicionistas da União Brasil, cuja maioria é anti-Elmano, anti-Camilo, anti-Cid e anti-Lula. O que se comenta é que, se a bancada federal do PDT-CE e passar para o PSB, o brizolismo irá ao fim da ladeira.
Situação complicada. Ainda em relação à situação periclitante do PDT, principalmente em termos de Ceará, vale destaque a situação do deputado federal cearense André Figueiredo, responsável pela condução nacional do partido, por conta da licença do presidente Lupi, que comanda a Previdência, terá sua reeleição seriamente ameaçada, se os quatro membros da bancada federal do partido decidirem ingressar no PSB, que anda muito mais forte e organizado.
Encontro produtivo. Durante encontro especial no Palácio da Abolição, reunindo o governador Elmano, o ministro Camilo Santana e o prefeito da capital Evandro Leitão, a pauta foi das mais animadoras para todo o Estado, quando estes e o secretário colocaram como prioridades imediatas, mais creches, mais Hospitais Regionais e reforma do IJF.
Hora dos investidores. Uma vez passada a euforia em torno da implantação do Polo Automotivo de Horizonte, o governador Camilo e o prefeito Nezinho Farias assumem a sua parte, e já viajam rumo à China, onde deverão estabelecer contatos com poderosas empresas de montadoras de veículos, dispostas a investir no Ceará.
Ciro “se evapora”. Conforme têm lamentado e profundamente preocupados alguns dos pedetistas que ainda restam, um dos piores problemas para estes, entre outros, tem sido o desaparecimento do ex-ministro Ciro Gomes. Este, a despeito de algumas jogadas mal armadas na política regional, ainda é um nome com projeção nacional.
Bom exemplo. Na visão da presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, Fernanda Pacobahyba, o Brasil foi altamente elogiado por ocasião da realização da Cúpula Mundial de Alimentação Escolar, em Paris. Não se tratou apenas da qualidade do ensino, mas, da inclusão da alimentação para todos os estudantes.
Ajuda notável. Com a garantia de uma quadra invernosa assegurada, valeu o esforço da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, no que diz respeito à Garantia Safra, cujo montante de recursos assegura recursos suficientes para mais de 200 famílias beneficiados no seis da Agricultura Familiar.
“Sinuca” para Carmelo. Ao que se sabe, não é das mais confortáveis a situação do deputado Carmelo Neto à frente da presidência do PL-CE. Os problemas não são do PL em si, mas, sim, da maneira como o deputado encrenqueiro André vem trabalhando por uma candidatura única do partido em 2026, e com aliados sem direito a nenhum cargo.
Gratidão e sensatez. Tendo em vista os desdobramentos do pré-lançamento da candidatura do deputado Romeu Aldigueri, presidente da ALECE, ao Senado Federal pelo colega Marcos Sobreira, o comandante do Legislativo Estadual afirma estar grandemente honrado com essa distinção, mas, que, até o pleito ainda há muito a fazer pelo Estado.
Um Mestre no PSB. O PSB de Fortaleza passa a ter a sua Diretoria Oficial, tendo o professor e cientista político Osmar de Sá assumido a presidência após dirigir Comissão Provisória. Para o presidente regional da sigla, Eudoro Santana, Omar assume a direção do partido que mais cresce no Ceará, e que é hoje referência política nacional.
O post Brizolismo ladeira a baixo apareceu primeiro em O Estado CE.