Há motivos para intervenção?

Nos últimos dias, por conta do aumento e da variedade do estoque de crimes exibido por bandidos das facções, o governador, o Comando da Polícia Militar e a SSPDS vêm se desdobrando na busca de uma solução urgente de provar que o Governo, a Justiça e as forças policiais representam um ajuntamento com capacidade de abater e superar a ferocidade com que os malfeitores estão atuando num crescente que atemoriza as populações da capital e do interior do Estado. Diante dessa grave situação, componentes dos Legislativos Federal e Estadual se empenham em defender uma intervenção federal na Segurança Pública do Ceará. Coincidentemente, até momento, apenas adversários do governador Elmano de Freitas, como o senador Eduardo Girão (NOVO), o vereador Julielme e os deputado Felipe Mota, todos do União Brasil, e Cláudio Pinho, do PDT, têm demonstrado mais empenho pela solução intervencionista no cumprimentos dos seus deveres de representantes do povo com a legitimidade que não se vê em parlamentares da situação que deveriam manifestar-se também preocupados, o que não fazem com receio de desagradar o governo. Para os políticos da Oposição a intervenção viria preencher uma capacidade não demonstrada pelo Governo do Estado. Na visão do senador Girão, se o presidente Lula decretasse essa medida seria não somente um ato de responsabilidade, como de ajuda ao Governo do Estado e à população cearense. Por sua vez, o governador, mesmo reconhecendo a gravidade dessa queda de braço com o crime organizado, persiste com a convicção de que não perderá essa guerra para os inimigos da Lei e da Ordem.

Incômodos do Capitão. Terça-feira, por ocasião das preliminares sobre acusações contra o ex-presidente Bolsonaro e a turma do golpe, causou um certo “frisson” a presença dele no recinto que era proibido para acusados. No entanto, sua participação para tumultuar o ambiente não intimidou a nenhum dos ministros. Ontem, quando viria a se tornar réu, o ex-presidente preferiu ouvir a decisão no Gabinete do filho Flávio, num ato de resignação antecipada do que já esperava e sabia.

Puro talento. Quero recomendar aos colegas e amigos para ler o artigo do jornalista e publicitário Ricardo Alcântara, sob o título “O Bolsonarista Envergonhado”, no Blog Focus Poder, de ontem. Ricardo sempre foi um dos mais talentosos brigadistas da imprensa cearense que vale a pena a gente acompanhar.
Julgamentos antes do pleito. Em meio às declarações do ministro Zanin, responsável pelos julgamentos dos acusados de atos antidemocratas, uma certeza foi confirmada ontem pela imprensa na aceitação da condição de réus para todos os indiciados. Isso, com relação ao pleito de 2026, sendo que a totalidade dos ministros não admite que as sentenças venham a ser exaradas num ano eleitoral.
Motivos de Elmano. Com relação à guerra Governo versus bandidos, um dos motivos que estão levando o governador Elmano a redobrar ações contra os malfeitores tem sido a confirmação de que para a concretização de muitos dos seus planos, a bandidagem vem contando cada vez mais com a parceria de empresários.
Mulheres protagonistas. Para a deputada Lia Gomes, do PSB, a grande surpresa no pleito de 2026, deverá ser à força do protagonismo das mulheres, no caso da Câmara dos Deputados, para onde é candidata com eleição assegurada. A seu ver, se tudo der certo, teremos cerca de 10 deputadas federais, incluindo Jô Farias, Lia Leitão, e muitas outras.
Muitos pré-candidatos. Os comandantes das forças governistas deverão agir com muita cautela, no que diz respeito à constituição da chapa para disputar o Senado. Basta observar que só do lado do PSB três nomes vêm sendo apontados, ou seja, senador Cid, deputado Junior Mano, e agora fala-se também em Romeu Aldigueri querendo mais protagonismo na política estadual, deixando aqui na Alece seu irmão Anibinho.
Guerra petista. Um dos pontos cujos pingos nos “is” ainda não foram colocados, é o caso do PT e do deputado José Guimarães. Quando se imagina que o partido está todo fechado com ele, sabe-se que há discrepâncias. Para o deputado De Assis, entretanto, Guimarães tem com ele a ala mais forte do partido, com 65% de filiados apoiando a sua indicação.

O post Há motivos para intervenção? apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.