A derrota da seleção brasileira por 4 a 1 contra a Argentina, em Buenos Aires, a pouco mais de um ano da Copa do Mundo, foi destaque nesta quarta-feira (26) em jornais internacionais. Além disso, outras personalidades brasileiras também criticaram o placar do time brasileiro.
O diário argentino Olé definiu o resultado como “um baile histórico para a lenda”. O Tyc Sports também citou o baile argentino e disse que a noite foi de sonho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Para o Clarín, a seleção argentina viveu uma noite memorável, com goleada histórica e classificação para a Copa do Mundo de 2026. Mais sóbrio, o La Nación relatou, na manchete, a vitória argentina por 4 a 1.
Na Espanha, o Marca chamou a derrota brasileira de “porrada monumental” e destacou a importância histórica do resultado. O também espanhol AS afirmou que o Brasil beira o abismo em relação ao futebol da seleção. O Ovación, do Uruguai, destacou a quarta derrota nos últimos cinco jogos das Eliminatórias.
“Pior que o 7×1”
Personalidades brasileiras também criticaram o desempenho da seleção durante o jogo. A atuação dos jogadores causou revolta, a Galvão Bueno, que há seis décadas acompanha de perto o Brasil. “Vergonhoso. Um desastre. Hora de recomeçar”, escreveu o apresentador e comentarista da Band em seu perfil no Instagram. “Transmiti mais de 40 anos de seleção brasileira. Nunca vi a seleção jogar tão mal”, afirmou.
Galvão ainda completa. “De um lado, uma belíssima seleção de futebol. Do outro, o pior time brasileiro desde o 7 a 1 contra a Alemanha. Estamos aí a um ano da Copa do Mundo. Não gosto de pedir cabeça de técnico, não gosto, sempre gostei do trabalho do Dorival. Mas não dá para continuar assim”, disse.
O pentacampeão Rivaldo também não poupou críticas ao Brasil. O ex-meia afirmou que os jogadores estavam perdidos e que se sentiria envergonhado se estivesse em campo. “Foi uma atuação decepcionante. O time entrou em campo completamente desorganizado, sem criatividade, sem reação e dando muito espaço para a Argentina. Faltou intensidade e atitude para decidir, o time não conseguiu criar muito no segundo tempo. Os jogadores estavam perdidos, sem saber como responder e a Argentina jogou muito bem’’, disse o ex-jogador.
No clássico, a equipe de Dorival Júnior foi dominada. Com 57%, a Argentina passou boa parte do confronto trocando passes objetivos, buscando o ataque e costurando a defesa brasileira para chegar ao gol. A goleada foi a pior da história da seleção canarinho em Eliminatórias. Antes, o pior resultado era um 3 a 0 para o Chile, em 2000.
Foi também a primeira vez que o Brasil perdeu os dois jogos para a Argentina na disputa do torneio de classificação para o Mundial. Em 2023, foi superado no Maracanã por 1 a 0.
Por: Ismael Azevedo
O post Seleção Brasileira é criticada após derrota contra Argentina um ano antes da copa do mundo apareceu primeiro em O Estado CE.