O presidente Lula (PT) desejou ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um mandato exitoso e disse esperar que o governo do republicano contribua para um mundo mais justo e pacífico. “Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, escreveu, em rede social, na tarde dessa segunda-feira (20).
Mais cedo, em reunião ministerial, o petista disse que não quer briga com o governo Trump e que espera que os americanos mantenham a parceria histórica com o Brasil. Na ocasião, afirmou torcer para que Trump faça uma “gestão profícua, para que o povo americano melhore”.
Lula disse que há pessoas que falam que a eleição do republicano “pode causar problema à democracia mundial” e que “da nossa parte, não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, harmonia, ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não a desavença, a encrenca”, afirmou.
Lula não esteve presente à posse, que ocorreu ontem. É incomum que chefes de Estado estrangeiros participem do evento, embora o republicano tenha contornado o protocolo e convidado sobretudo expoentes da ultradireita global, incluindo o argentino Javier Milei. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, representou, desse modo, o Brasil no evento.
O post Lula afirma que espera que Trump contribua para mundo mais justo apareceu primeiro em O Estado CE.