Noiva universitária de prefeito desiste de assumir Secretaria de Saúde da cidade após caso vir à tona

O caso gerou discussões sobre os critérios de nomeação em cargos de confiança e os limites entre relações pessoais e decisões administrativas
A estudante de medicina Letícia Luna, de 25 anos, desistiu de assumir o cargo de secretária de Saúde de Moraújo, no Ceará, após a ampla repercussão gerada pela sua nomeação, conforme revelou o UOL. Letícia, noiva do prefeito Ruan Lima (PSD), cursa o último ano da graduação e justificou a desistência alegando incompatibilidade com a carga horária do curso. A prefeitura do município informou que Letícia Luna declinou do convite por causa da carga horária do curso de Medicina, que está em fase de conclusão.

Com a desistência, o bacharel em enfermagem Iramar Moreira, que havia sido nomeado como adjunto na gestão de Letícia, assumirá a função. A repercussão e o recuo – Ruan Lima havia anunciado publicamente a noiva como a nova secretária de Saúde de Moraújo, tanto em redes sociais quanto em seu discurso de posse. Na ocasião, ele chegou a agradecer pela presença de Letícia no primeiro escalão da prefeitura: “Quero agradecer à secretária de saúde, minha noiva, Letícia”, declarou. Entretanto, a nomeação foi alvo de críticas, com questionamentos sobre a experiência da estudante para ocupar o cargo e acusações de possível nepotismo. Após a repercussão negativa, a publicação do prefeito nas redes sociais foi apagada, e a desistência de Letícia foi oficializada. Nomeações em foco – O caso gerou discussões sobre os critérios de nomeação em cargos de confiança e os limites entre relações pessoais e decisões administrativas. Especialistas consultados destacam que, embora não seja ilegal nomear familiares para cargos políticos, a prática é muitas vezes interpretada como nepotismo quando não há comprovação de qualificação técnica adequada. Para evitar novos questionamentos, a gestão municipal optou por delegar a função a Iramar Moreira, que possui formação em enfermagem e já estava envolvido na gestão da saúde pública do município.

Na mira da ganância. A comunidade da Vila de Jeri está indignada e se organizou para tentar barrar a cobrança para chegar e permanecer no local. A polêmica envolve a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara: a empresa vencedora do leilão, a Urbia, iria começar a cobrar R$ 50 a partir de 20 de dezembro; mas após protestos, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) adiou para março esse início a fim de tentar uma solução. Intriga ainda mais a concessão do chão a quem não é do chão.

Enquanto isso…
Perdemos a MOB. Uma empresa cearense, nascida e criada aqui nas praias do Mucuripe. Teria sido comprada pela Giga, uma empresa de Minas. A MOB Internet, não é mais cearense. É mineira e se passa um dia do vencimento sem pagamento, crau; corta o sinal. Desconfiança mineira.
Hora de migrar
Cearense aposta em ceaerense. Agora que a MOB não é mais nossa, e somos que nem arroz grudado, tipo unidos venceremos, migramos sem outros sentimentos para a nossa Brisanet, o esforço de gente do nosso Pereiro que além dos irnãos da NET nos deu também o Falcão.
Na Beira Mar, em Fortaleza
A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da federação, começou à sua Campanha de Verão no sábado (18) com uma ação que promete unir cultura, sustentabilidade e impacto social. .
Criando renda
O projeto conta com 60 velas personalizadas artesanalmente que irão navegar pela orla da cidade por quatro meses. Esta iniciativa, pioneira na abordagem cultural e artística, visa gerar impacto transformador, e promover visibilidade aos pescadores e artesãos locais, fomentando suas rendas.
Daqui pra frente
A ação representa o compromisso da empressa com suas raízes e a celebração da identidade fortalezense e marca o lançamento da Campanha de Verão 2025. Ao criar oportunidades de visibilidade para a cultura local, a empresa reforça seu compromisso com as comunidades em que atua.

O post Noiva universitária de prefeito desiste de assumir Secretaria de Saúde da cidade após caso vir à tona apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.