
Tricolor sofreu gols em duas falhas clamorosas e reclamou da arbitragem, enquanto Alvinegro segurou pressão até o fim
Num jogo quente, movimentado e com polêmica de arbitragem, Sampaio Corrêa e ABC empataram em 2 x 2 nesta segunda-feira (12), no estádio Castelão, pela 17ª rodada da Série C. Nadson e Bruno Baio marcaram para o Paio, enquanto que Matheus Rocha e Jackson anotaram para o Alvinegro.
O ABC saiu na frente em falha da defesa do Sampaio. Mas o Tubarão buscou a virada no início do segundo tempo. Porém, em novo erro bizarro da marcação, o Alvinegro empatou de pênalti.
No fim, aos 56 minutos, a arbitragem deixou de marcar um pênalti para o Sampaio Corrêa e encerrou o jogo pouco depois, levando atletas e comissão técnica do Paio à loucura. Resultado terrível para os maranhenses na briga contra a queda, e o Elefante evita o pior, apesar de ainda ter o alerta ligado.
Classificação da Série C
Com este resultado, o ABC vai a 19 pontos e segue na 13ª colocação da Série C. Enquanto isso, o Sampaio Corrêa segue desesperado na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar, com 16 pontos.
Próximo jogo do Sampaio Corrêa
O Tubarão volta a campo no próximo sábado (17), quando vai jogar contra o Ypiranga-RS fora de casa. A partida acontecerá no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, às 19h30.
Próximo jogo do ABC
O Alvinegro também jogará fora de casa, mas enfrenta o Caxias-RS. O duelo acontecerá no estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS, no domingo (18), às 16h30.

Sampaio Corrêa e ABC ficam no empate com gols e polêmica
Na briga contra o rebaixamento, Sampaio Corrêa e ABC chegaram para o jogo precisando da vitória. Por jogar em casa, o Paio se lançou ao ataque desde o início, enquanto que o ABC procurava o contra-ataque. Nisso, os donos da casa mantinham maior volume de jogo e presença no campo ofensivo, enquanto os visitantes esperavam para contragolpear.
Praticamente todas as boas jogadas do Sampaio passavam pelo pé de Pimentinha. Ele era o principal criador de jogadas da equipe. Logo aos seis minutos, o ponta do Paio chutou com perigo e Pedro Paulo espalmou. Aos 12, foi a vez de Vitinho acertar a trave após cabeceio.
Aos 22, foi a vez de João Felipe tentar de cabeça e parar, novamente, em Pedro Paulo. Mesmo com o Sampaio Corrêa melhor em campo, quem abriu o placar foi o ABC. Após bola rifada para o ataque pelo goleiro Pedro Paulo, Rafael Luiz errou para cortar e Matheus Rocha ficou livre com a bola. Ele driblou Rafael Mariano e, com o gol aberto, marcou.
A pressão seguiu, com Pimentinha e Vitinho tentando aos 44 e aos 47, mas ambos pararam em Pedro Paulo, que garantiu a vantagem do Elefante para o segundo tempo.

No segundo tempo, voltando com o centroavante Bruno Baio, o Sampaio Corrêa se lançou ainda mais para o ataque. A postura agressiva foi recompensada. Aos três minutos, Pimentinha tocou para João Felipe cruzar. Ele achou Nadson, na segunda trave, que cabeceou para o fundo do gol.
Ainda em cima, o Tubarão conseguiu sua virada. Nadson recebeu pela esquerda, fez o corte e tocou para Bruno Baio. Na entrada da área, o centroavante chutou forte, no canto, e virou o jogo aos 11 minutos.
Após o gol, o ABC tentou sair para buscar o empate. Porém, o Sampaio Corrêa se fechava bem e conseguia administrar o resultado sem maiores sustos, até que falhou bizarramente de novo. Num lançamento forte para o ataque, que poderia ir para tiro de meta, Jhonata Varela ergueu o braço esquerdo e tocou com a mão na bola, sem sentido algum.
Pênalti marcado a favor do ABC contra o Sampaio Corrêa. Varela coloca a mão na bola em um lance BISONHO! pic.twitter.com/mPnzEPrfOP
— Anderson Malagutti (@Malagutttii) August 13, 2024
Dessa forma, o pênalti foi bem marcado pela arbitragem. Jackson foi para a cobrança e deslocou bem Rafael Mariano, aos 27, para empatar. Daí em diante foi pressão total do Sampaio, que foi para o abafa, mas sofria com tanta pressa para conseguir chutar com maior perigo.
Só aos 40, quando Bruno Baio fez o pivô e ajeitou para Gabriel Silva encher o pé, mas parando em belíssima defesa de Pedro Paulo no canto esquerdo. O ABC seguiu totalmente fechado e segurou a pressão do Sampaio Corrêa, que pouco conseguiu produzir.
O Tubarão abusou da bola aérea e não conseguiu levar maior perigo à meta. Porém, terminou o jogo na bronca com a arbitragem por conta de um pênalti não marcado em Pimentinha, aos 56 minutos, cometido por Lucas Sampaio.
O jogo que foi quente, terminou com muita reclamação da arbitragem, numa situação preocupante demais para o Tricolor maranhense na Série C. Já para o Alvinegro, que também segue em situação delicada, o empate ajuda a manter distância para o Z-4.

FICHA DO JOGO
Sampaio Corrêa 2
Rafael Mariano; Rafael Luiz (Bruno Baio), Betão, Itambé e Thallyson; Cavi, Jhonata Varela (Renan Gorne) e Nadson (Ferreira); Pimentinha, Vitinho (Roney) e João Felipe (Gabriel Silva). Técnico: Felipe Surian.
ABC 2
Pedro Paulo; Felipe Albuquerque (Matheus Blade), Richardson, Eduardo Thuram e Lucas Sampaio; Daniel, Wellington Reis (Walfrido) e Adeílson Maranhão; Matheus Rocha, Iago (Emerson Galego) (Wallyson) e Jenison (Jackson). Técnico: Roberto Fonseca.
Local: Estádio Castelão, em São Luís-MA.
Árbitro: Rafael Tourinho (AM).
Assistentes: Anne Kesy de Sá Tourinho e Uesclei dos Santos (ambos AM).
Gols: Nadson (03’/2ºT) e Bruno Baio (11’/2ºT) (SAM); Matheus Rocha (38’/1ºT) e Jackson (27’/2ºT) (ABC).
Cartões amarelos: Pimentinha, Itambé e Renan Gorne (SAM); Richardson, Jackson, Wellington Reis e Walfrido (ABC).
Público: 1.802 torcedores.
Renda: R$ 12.460,00.