A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste registrou alta e atingiu 46%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O Nordeste, tradicionalmente uma das regiões com maior apoio ao petista, ainda mantém avaliação positiva, mas a diferença entre aprovação e rejeição é a menor já registrada. Há duas semanas os números apresentavam 37% de desaprovação.
No Nordeste, 52% dos entrevistados aprovam o governo Lula, enquanto 46% desaprovam e 2% não souberam responder. Entretanto, o índice de aprovação ainda supera o de rejeição, mas foi registrada uma queda de 7 pontos percentuais nos resultados da região mais forte do PT historicamente.
O cenário contrasta com o do Sul, onde a rejeição ao governo chega a 64%, contra 34% de aprovação. No entanto, a queda no Nordeste preocupa, já que a região concentra alguns dos grupos que historicamente mais apoiavam Lula, como os mais pobres e os católicos.
No geral, a desaprovação ao governo Lula chegou a 56%, contra 41% de aprovação – o pior índice desde o início do mandato. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre 27 e 31 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Resultado entre mulheres e pardos
A avaliação negativa do governo também superou a positiva entre as mulheres: 53% reprovam a gestão, enquanto 43% aprovam. Entre os que se declaram pardos ou pretos, também houve inversão, antes majoritariamente favoráveis, agora a reprovação é maior.
Nos grupos em que Lula já enfrentava mais resistência, como evangélicos e pessoas com renda entre dois e cinco salários mínimos, a desaprovação aumentou ainda mais. Entre os evangélicos, 67% reprovam o governo, contra apenas 29% de aprovação.
O post Desaprovação de Lula no Nordeste salta de 37% para 46% em dois meses, aponta pesquisa apareceu primeiro em O Estado CE.