Mais de 33 mil cearenses caíram na malha fina em 2024

A Receita Federal reteve, até o momento, 33.289 declarações do Imposto de Renda de contribuintes cearenses na malha fina em 2024, referente ao ano-base 2023. Esses números fazem parte de um total nacional de 1.474.527 declarações retidas, de um universo de 45,48 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entregues em todo o Brasil neste ano. A proporção de retenções no país é de 3,2%, destacando a necessidade de atenção dos contribuintes quanto à precisão das informações prestadas.

É importante ressaltar que estar na malha fina não implica, necessariamente, um erro ou a existência de valores pendentes com a Receita Federal. Em muitos casos, a retenção se dá pela necessidade de comprovação de dados declarados, como despesas médicas ou informações de dependentes. Entre os cearenses na malha fina, há tanto contribuintes que apuraram imposto a pagar quanto aqueles que têm direito à restituição.

A nível nacional, dos 1,47 milhão de declarações retidas, 71% (1.047.503) referem-se a contribuintes que pedem restituição de imposto. Já 27% das declarações (394.679) envolvem contribuintes com impostos a pagar. Além disso, 2% das declarações (32.345) tiveram saldo zero, ou seja, não há valores nem a restituir, nem a pagar.
Para os contribuintes que caíram na malha fina, a Receita orienta que a retificação da declaração pode ser realizada online, de forma simples, desde que o erro ou divergência seja identificado. No entanto, em casos mais complexos, pode ser necessário o comparecimento a uma unidade da Receita Federal para apresentação de documentos.

A retenção na malha fina é um processo importante para assegurar que as informações declaradas ao Fisco estejam corretas, mas é fundamental que os contribuintes verifiquem, com atenção, os dados fornecidos, evitando a necessidade de ajustes futuros. Para quem ainda está aguardando a restituição, a recomendação é consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências e, se necessário, fazer a regularização o quanto antes.

O post Mais de 33 mil cearenses caíram na malha fina em 2024 apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.