
As marcas fazem parte do grupo chinês Chery, e trazem um SUV e um jipe para a inauguração por aqui. Os primeiros carros serão importados, mas a fabricação no Brasil começa antes de 2028. Omoda E5 e Jaecoo 7
g1
As marcas Omoda e Jaecoo foram oficialmente lançadas no Brasil, estreando com dois modelos: Omoda E5 e Jaecoo 7.
O Omoda E5 é um SUV-cupê com dimensões semelhantes às do Jeep Compass, que chega ao mercado para disputar espaço com uma ampla variedade de concorrentes, sejam elétricos ou a combustão.
Entre eles estão o Volkswagen Nivus, Tera, Fiat Fastback e, principalmente, o BYD Dolphin — modelo elétrico mais vendido no Brasil no primeiro trimestre deste ano.
Ele será oferecido em duas versões: uma totalmente elétrica, que estreia primeiro, e outra híbrida plena. Essa última representa uma mudança de planos, que previam apenas uma versão híbrida leve, com economia de combustível consideravelmente menor.
A versão elétrica conta com bateria de 61 kWh, o que garante autonomia de 348 quilômetros. O motor, localizado no eixo dianteiro, entrega 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque.
Já a versão híbrida plena combina um elétrico com motor 1.5 turbo de 160 cv, mas ainda não há data prevista para seu lançamento.
O Omoda E5 chega ao Brasil por R$ 209.990.
Omoda E5
LEIA MAIS
Carro da Tesla é destruído em Londres em protesto ‘artístico’ contra Elon Musk
Fórmula E: veja como as inovações da categoria devem sair das pistas e chegar no seu carro elétrico
Volkswagen Tera: veja um giro pelo carro e o que já sabemos sobre ele; VÍDEO
Jaecoo 7 é jipão mais pé no chão
O Jaecoo 7 será oferecido exclusivamente com motorização híbrida plug-in. Compartilha a mesma base do Tiggo 7, inclusive no conjunto mecânico. Sob o capô, traz um motor 1.5 turbo aliado a um propulsor elétrico, que juntos entregam 339 cv de potência e 52 kgfm de torque.
A bateria que abastece o sistema híbrido plug-in do Jaecoo 7 tem capacidade de 18,3 kWh, permitindo rodar até 78 quilômetros no modo totalmente elétrico, sem consumir combustível — atualmente, a gasolina.
O modelo se destaca pelo bom espaço interno e porta-malas com capacidade para 500 litros. A central multimídia tem 14,8 polegadas em formato vertical, tal como os Teslas e concorrentes chineses, enquanto o painel de instrumentos é feito em display de 10,25 polegadas.
No Brasil, o Jaecoo 7 chega nas seguintes versões:
Luxury: R$ 229.990
Prestige: R$ 249.990
Jaecoo 7
Quem são essas Omoda e Jaecoo?
O lançamento aconteceu de forma conjunta, mas o grupo optou por separar as marcas, atribuindo a cada uma seus próprios modelos. Ainda assim, há certa confusão, já que as concessionárias dividirão o mesmo espaço físico para vender veículos das duas marcas, que são distintas — seria o equivalente a Volkswagen e Audi, ou Peugeot e Citroën dividirem a mesma loja.
As duas marcas foram criadas pelo grupo Chery com o objetivo de ampliar a presença da empresa em mercados fora da China, como Espanha, Rússia, Reino Unido, África do Sul, México e, mais recentemente, o Brasil.
No Brasil e em outros países, a Omoda aposta em um visual moderno, com foco em tecnologia e no público jovem. Já a Jaecoo tem um perfil mais clássico, com modelos potentes e até voltados para o uso off-road, com design inspirado em marcas consolidadas da Europa, Japão e Estados Unidos — como Volkswagen, Fiat, Jeep e Toyota.
Os planos da Jaecoo e da Omoda para o mercado brasileiro incluem o lançamento de 10 novos modelos nos próximos dois anos, todos voltados ao segmento de SUVs.
As vendas começarão com veículos importados, mas ambas as marcas terão produção nacional na antiga fábrica da Chery, em Jacareí (SP). A planta também será utilizada para a fabricação de motores híbridos flex, atualmente em fase de testes com o Omoda 5 na versão híbrida e que deve chegar ao Jaecoo 7 em algum momento.
A fábrica está desativada desde 2022, quando o Tiggo 3x deixou de ser produzido. A planta destinada aos novos modelos ocupa uma área de 436 mil metros quadrados e, segundo as empresas, a produção nacional deve começar antes de 2028.
O grupo pretende alcançar a marca de 30 mil unidades vendidas por ano no Brasil, além de uma fatia adicional voltada à exportação para outros países da América do Sul. A empresa já identificou 50 locais estratégicos para instalação de concessionárias no país, e algumas unidades já estão em operação em grandes cidades, como São Paulo (SP). O objetivo é de alcançar 150 lojas até 2028.
Texto em atualização.
Detalhes sobre o motor híbrido leve da Fiat