A Fifa definiu a lista de árbitros que irão atuar no Mundial de Clubes deste ano. Dois brasileiros foram selecionados. Mas nenhum deles é Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).
Como árbitros de campo principais, os selecionados foram Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) e Ramon Abatti Abel (Fifa-SC). Wilton já esteve na Copa do Mundo 2022, enquanto Abatti apitou nos Jogos Olímpicos de Paris.
Os dois são bem avaliados no Brasil e em Zurique. Os assistentes de campo são Bruno Boschilia, Bruno Pires, Rafael Alves (RS) e Danilo Manis (SP). “Achamos que é uma boa chance de oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens feitas de uma perspectiva, de um ângulo de visão nunca oferecido antes”, esclareceu Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa. “Também tem um propósito em termos de treinamento de árbitros porque, é claro, ver o que o árbitro vê é importante na revisão pós-jogo.”
O Brasil não tem representantes na lista de VAR para a competição. Foram chamados 24 árbitros de vídeo.
A notícia sobre o Mundial de Clubes vem na véspera do início dos treinamentos da CBF com os árbitros da elite nacional. Um dos pontos que a comissão de arbitragem da entidade vai trabalhar é justamente a linha de atuação do VAR: quer um árbitro de vídeo menos interventor nos lances e mais assistente. Ou seja, dar força às decisões de campo e não reinterpretar jogadas que já foram vistas dentro do gramado.
Mundial de Clubes
A nova principal competição de clubes da FIFA, o Mundial de Clubes da FIFA, vai envolver milhões de torcedores em junho e julho de 2025, quando 32 dos principais times do mundo se reunirão nos Estados Unidos para a edição inaugural.
Este evento verdadeiramente global reunirá os clubes mais bem-sucedidos de cada uma das seis confederações internacionais: AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (Américas Central e do Norte e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), OFC (Oceania) e UEFA (Europa).
Por: Ismael Azevedo
O post Árbitros brasileiros são escolhidos pela Fifa para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos apareceu primeiro em O Estado CE.