Fila do INSS cresceu em dezembro e ultrapassa 2 milhões de pedidos

A fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) subiu novamente em dezembro de 2024 e alcançou a marca de 2,042 milhões de pedidos. O número é maior do que o recorde observado no início de 2020, durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Na época, o fim da necessidade de agendar atendimento impulsionou a fila a 2,032 milhões de pedidos.

Os dados, bastante defasados, foram divulgados nessa quarta-feira (2) pelo Ministério da Previdência Social (MPS). Em pleno mês de abril, porém, ainda não há informações sobre a evolução do estoque de pedidos nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Especialistas de fora do governo têm ficado incomodados com a demora na publicação dos documentos e questionam se há, por trás disso, alguma tentativa do Executivo de protelar o reconhecimento da piora na fila.

O Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o mais tradicional documento com informações sobre requerimentos e novas concessões de benefícios, costuma ser divulgado em até 45 dias após o fim do mês de referência. Nos últimos meses, porém, os atrasos ficaram constantes. Os dados de outubro e novembro de 2024 foram divulgados apenas em meados de fevereiro deste ano.

Na ocasião, o MPS atribuiu a demora a “inconsistências em dados enviados pela Dataprev” e disse que as informações de dezembro seriam publicadas “nos próximos dias”, mas levaram mais de um mês para se tornarem públicas. O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, reconheceu que a empresa realizou ajustes nos sistemas que atendiam ao INSS, mas que acabaram prejudicando a extração de estatísticas pelo MPS. Segundo ele, o problema foi corrigido.

Ontem, o Ministério voltou a dizer que o atraso “se deve a inconsistências nos dados recebidos” e que este é “um motivo totalmente alheio à capacidade do MPS para divulgar o boletim mensalmente”.

O post Fila do INSS cresceu em dezembro e ultrapassa 2 milhões de pedidos apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.