Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nessa quarta-feira (2) o projeto de lei que autoriza a criação de novos 358 cargos efetivos de oficial investigador de Polícia Civil do Ceará (PCCE). Enviado à Assembleia pelo governador Elmano de Freitas (PT), o pl 30/25 prevê, somando os novos cargos com outros 142 já existentes e disponíveis na estrutura da Polícia Civil, a abertura de novo concurso público com o total de 500 vagas para policiais.
Segundo informa o texto do projeto do Governo do Estado, a iniciativa busca não apenas aumentar a quantidade de profissionais nas ruas, mas, principalmente, fortalecer a atuação da PCCE no combate à criminalidade, expandindo sua capacidade investigativa e o atendimento à população.
Ainda conforme a matéria, a medida deve contemplar ainda a ampliação dos serviços prestados pelos Distritos Policiais, com especial atenção para as regiões do interior do estado que, historicamente, enfrentam desafios adicionais relacionados à segurança.
“O fortalecimento da Polícia Civil, por meio da criação dos cargos propostos, contribuirá diretamente para o avanço das políticas públicas de segurança, garantindo mais estrutura, efetividade e qualidade nos serviços prestados à sociedade”, afirma o texto.
Ao anunciar o novo concurso, Elmano falou que o edital sairia “em breve” e destacou que seu governo nomeou mais de 3 mil profissionais de segurança nos últimos dois anos. Com a aprovação na Alece, o projeto retorna agora para a sanção do governador.
O post Assembleia aprova criação de 358 cargos na Polícia Civil para novo concurso apareceu primeiro em O Estado CE.