Inflação na Zona do Euro recua para 2,2% e reforça aposta em corte de juros

A inflação anual na Zona do Euro caiu para 2,2% em março, após atingir 2,3% em fevereiro. O resultado veio dentro das expectativas do mercado, segundo dados preliminares do Eurostat divulgados nesta terça-feira (1).

Com os números mais próximos da meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE), o resultado deve aumentar as expectativas do próximo corte nas taxas de juros pelo Banco Europeu no final de abril.

  • 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.

Mercado aposta em corte de juros

Com o esfriamento da inflação e a economia ainda estagnada, investidores reforçam a expectativa de que o BCE reduza a taxa de depósito, atualmente em 2,5%, na próxima reunião de 17 de abril.

As projeções indicam que o corte pode chegar a 2,00% ou 1,75% até o final de 2025.

Inflação subjacente em queda

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) núcleo, que exclui itens mais voláteis como alimentos e combustíveis, teve alta anual de 2,4%, abaixo da leitura anterior de 2,6%. Esse movimento é visto como um possível alívio para o BCE, que tem monitorado a persistência dos preços.

A desaceleração foi impulsionada principalmente pela queda nos custos de energia e pelo esfriamento da inflação no setor de serviços, que passou de 3,7% para 3,4%.

Desemprego também recua

Além da inflação na zona do euro, outro dado relevante foi a taxa de desemprego, que recuou de 6,2% em janeiro para 6,1% em fevereiro, abaixo das previsões dos analistas.

O número de desempregados no bloco recuou em 70 mil pessoas, totalizando 10,58 milhões.

  • ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.

PMI Industrial melhora na Zona do Euro, mas Reino Unido recua

O índice de Gerentes de Compras (PMI) Industrial mostrou sinais mistos entre as principais economias europeias, porém com leitura abaixo de 50, indicando contração do setor industrial.

  • Zona do Euro: o índice avançou de 47,6 para 48,6 pontos, atingindo o maior patamar em 26 meses.
  • Alemanha: o PMI subiu de 46,5 pontos em fevereiro para 48,3 pontos em março, o maior nível em 31 meses.
  • Reino Unido: o PMI caiu de 46,9 para 44,9 pontos, alcançando o menor nível em 17 meses.

O post Inflação na Zona do Euro recua para 2,2% e reforça aposta em corte de juros apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.