O setor da construção civil, que, em termos de inovação, só fica atrás da pesca e da caça, está começando a passar por uma forte transformação tecnológica, impulsionada pelo uso de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e monitoramento remoto.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Um estudo da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revelou que um terço das 163 empresas pesquisadas já possui área especializada em tecnologia ou IA, utilizadas para diversas funções, como:
- Monitoramento com sensores;
- Modelagem e simulação de desgastes;
- Planejamento logístico;
- Previsão de falhas.
David Fratel, diretor-executivo de engenharia do Grupo Kallas e conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), explica que o avanço tecnológico melhora a produtividade, qualifica a mão de obra e reduz custos, aumentando as margens das companhias.
Ele conta que o Grupo Kallas já utiliza IA combinada com fotogrametria 3D para mensurar o avanço das obras. Além disso, a companhia adota a digitalização total dos canteiros de obra por meio do sistema Construcode.
Com a ferramenta, os trabalhadores acessam projetos e orientações via QR Code pelo celular, eliminando o uso de plantas em papel. Desde sua implementação, em 2019, a ferramenta já digitalizou 333 mil projetos e registrou quase 370 mil acessos.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
A Internet das Coisas também é utilizada para otimizar o controle e o andamento das obras. Em parceria com a Trackfy, o grupo implementou um sistema que monitora, em tempo real, a localização dos trabalhadores e o avanço das etapas de construção, comparando os dados com modelos previamente estabelecidos.
Outro destaque, segundo Fratel, é a adoção do BIM (Building Information Modeling), tecnologia que usa laser scan para captar imagens e modelar projetos.
O objetivo da tecnologia é reduzir erros de projeto e minimizar retrabalho e desperdício de recursos. Até o momento, mais de 300 mil metros quadrados de terrenos já foram avaliados por esse sistema.
Como investir em empresas no setor
Apesar dos avanços, a histórica falta de modernização nesse setor combinada a alta da taxa de juros (Selic) pode parecer o suficiente para travar um mercado.
Mas aceleradoras e startups encontraram no setor de construção civil um mar aberto. De acordo com o Banco Mundial, o país possui uma demanda reprimida de mais de US$ 700 bilhões em infraestrutura até 2030.
Pare de perder dinheiro por falta de organização! Baixe a planilha gratuita de CONTROLE TOTAL DAS FINANÇAS.
Além disso, a pressão das novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), Machine Learning e blockchain, começam a contribuir com eficiência, segurança e otimização, trazendo uma mudança de paradigma.
Aluir Dias, diretor operacional da Vetor AG Ventures, conta, em detalhes, como a venture builder da Andrade Gutierrez tem se adaptado ao “novo mercado” para conectar startups com gigantes da construção civil, no último episódio do Monitor Entrevista. Confira:
O post Inteligência artificial e Internet das coisas aumentam eficiência na construção civil apareceu primeiro em Monitor do Mercado.