
Uma forte tempestade atingiu diferentes estados dos EUA nesta segunda-feira (1º), deixando pelo menos sete mortos e quase meio milhão de pessoas sem energia. Segundo o canal de TV americano NBC News, os estragos foram provocados por ventos fortes e chuvas torrenciais vindos do Médio-Atlântico.
Quatro pessoas morreram no estado de Michigan, duas em Indiana e uma em Oklahoma, segundo autoridades locais ouvidas pelo canal. Um tornado arrancou o telhado de uma casa em Louisiana, mas ninguém se feriu.
A ameaça de condições climáticas severas continua desde a região Leste dos Estados Unidos até partes do Sudeste, pelo menos até a noite desta segunda, informou o Serviço Nacional de Meteorologia americano.
Vítimas das tempestades

O Gabinete do Xerife do Condado de Kalamazoo, no Michigan, comunicou que três pessoas da mesma família foram mortas quando uma árvore atingiu um veículo no domingo, com outras três levadas para hospitais. Uma estava em estado crítico, e as outras duas estavam estáveis, disse o comunicado.
No Condado de Ingham, um homem de 58 anos morreu no domingo depois que uma árvore caiu sobre sua casa, informou o gabinete do xerife à NBC. As autoridades do Condado de Porter confirmaram que um homem morreu no domingo em Valparaiso, Indiana, quando seu caminhão e trailer foram derrubados por ventos intensos.
Um homem morreu em Cherokee, Oklahoma, quando uma árvore caiu sobre um trailer pouco antes das 2 da manhã (horário local) de domingo (31). Um relatório preliminar do escritório de serviços meteorológicos no norte de Indiana disse que uma pessoa morreu quando um veículo tombou na região.
A cidade de Elkhart, Indiana, disse que, embora não tenha havido mortes durante a noite, houve danos extensos, incluindo um prédio desabado. Segundo a NBC News, a polícia alertou as pessoas para não saírem de suas casas, a menos que fosse “absolutamente necessário”. O serviço meteorológico pediu às pessoas sob alerta de tornado que fossem para os abrigos disponíveis.
Moradores sem energia
Os temporais derrubaram linhas de energia na região dos Grandes Lagos, de Michigan a Wisconsin. Meteorologistas alertam que as tempestades estão se dirigindo para o sul e podem chegar ao Tennessee.
Na manhã de segunda, quase 300 mil clientes de energia em Michigan estavam no escuro, e mais de 50 mil estavam sem energia em Wisconsin e Indiana. O número diminuiu ao longo do dia, mas cerca de 200 mil continuavam enfrentando o problema nas últimas horas.
A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, declarou estado de emergência para 10 condados, o que permite auxílio estadual. “Vamos superar isso juntos”, disse ela em um comunicado.