Tenho acompanhado pelos jornais de Fortaleza as boas notícias sobre a política educacional implementada pelos governantes nos últimos anos: escola integral é a meta tanto do Estado quanto dos municípios cearenses. E isso é ótimo! E a nossa querida cidade de Sobral, a cosmopolita Sobral, como diria o professor Teodoro, a velha Princesa do Norte, tem se destacado em todas as frentes da educação pública, sendo exemplo de qualidade para o país. E isso é muito bom!
Mas queremos também dialogar com a Cultura! E, de verdade, falta um complemento cultural, pelo menos para a Região Norte… ou, mais especificamente: é importante chamar a atenção para a Serra da Ibiapaba. Falta um equipamento cultural que, além do lazer e do entretenimento, seja uma instituição formadora de mão de obra técnica, para atuar em vários meios: fotografia, teatro, cinema, artesanato etc. Os jovens da Ibiapaba precisam de um projeto seu. Uma alternativa que organize, fortaleça e aponte para a capacitação profissional, para a arte, o lazer e o entretenimento de qualidade! A Ibiapaba não quer ficar a reboque de “projetinhos” efêmeros, saídos das cartolas rotas das lideranças medíocres da região! Só lembrando: os jovens da Serra Grande querem prosperar, viajar, aprender, conhecer e se sentirem atuantes e partes do mundo! Querem trabalho!
Tenho recebido mensagens de vários conterrâneos que me leem aqui no O Estado, ou me seguem nas redes sociais, sugerindo a publicação de um artigo indicando ao governador Elmano de Freitas a criação do Centro de Arte e Cultura da Ibiapaba, um equipamento emulando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
O futuro CACIb terá como missão: “Promover a arte e a cultura cearenses num ambiente diverso e inclusivo, garantindo ao nosso público o acesso a uma programação de qualidade, que contemple a diversidade humana e cultural, a excelência artística e os debates contemporâneos sobre direitos humanos e democracia.” Como visão: “Ser um centro cultural de referência regional, nacional e internacional, orientado para ofertar a todos os públicos uma programação plural e de excelência que posicione a cultura cearense e brasileira em lugar de destaque, onde todas as linguagens artísticas confluem e são compartilhadas, promovendo a fruição e a reflexão em toda a sua potência.” Como valores: “participação – inovação – pluralidade – igualdade – transparência – criatividade – decisões compartilhadas – ética – respeito.”
Avante!
FERNANDO MAGALHÃES
ASS. TÉC. DA ALECE
O post Centro de Arte e Cultura da Ibiapaba (CACIb) – “Dragãozinho de Ubajara” apareceu primeiro em O Estado CE.