Presidente do TRE alerta sobre avanço de facções: “Estado legal foi engolido”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, fez um desabafo sobre o avanço da criminalidade no estado durante sua participação no 2º Congresso Regional Eleitoral do Cariri, que aconteceu em Juazeiro do Norte e encerrou na última sexta-feira (21). O presidente do TRE mediou uma palestra magna que concluiu o evento.

Raimundo Nonato denunciou o fortalecimento das facções criminosas no Ceará, que, inclusive, interferiram nas eleições municipais do ano passado. Essa foi uma das principais preocupações do TRE no pleito de 2024. “Nós estamos numa situação difícil. As facções estão avançando a passos largos. O estado legal foi engolido pelo estado marginal”, disse. Ele também alertou para a atuação enfraquecida das autoridades da segurança pública e da Justiça.

“Você chega numa cidade do porte de Santa Quitéria e o delegado dá plantão à distancia. Onde que existe isso, meu Deus? Cadê o delegado? Não tem delegado, o atendimento dele é à distância. Hoje nós, magistrados, mandamos uma notificação e o cara não está nem aí. A gente chega numa cidade como Orós e você não tem delegado, não tem promotor, não tem juiz. O estado marginal agradece. Será que não vamos parar para pensar nisso?”, questionou.

Raimundo Nonato ainda lembrou de casos emblemáticos de cidades no interior do estado que demonstram o total domínio das facções. “Uma cidade como Santa Quitéria toda tomada pelo Comando Vermelho. Eu fui obrigado a decretar a prisão do prefeito de Santa Quitéria porque (a cidade) estava toda tomada pelo Comando Vermelho”.

Ele se referiu ao prefeito reeleito José Braga Barroso (PSB), o Braguinha, que foi preso e impedido de tomar posse em janeiro. Braguinha é investigado por ligação com o Comando Vermelho. Na semana passada, ele foi liberado da prisão domiciliar, mas segue fora do cargo de prefeito.
(Por Igor Magalhães)

O post Presidente do TRE alerta sobre avanço de facções: “Estado legal foi engolido” apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.