Rogério Ceni faz 100 jogos pelo Bahia e pode faturar 1º título neste fim de semana

Ceni completa 100 jogos pelo Bahia.

Treinador foi o nome escolhido pelo Grupo City para tocar o projeto

O triunfo fora de casa contra o CSA, na última quarta-feira, simbolizou o jogo de número 100 do técnico Rogério Ceni no comando do Bahia. E a marca, histórica por si só, pode ganhar ainda mais peso neste domingo (23), quando o treinador terá a possibilidade de ganhar o primeiro título pelo clube. O Esquadrão visita o Vitória, no Barradão, após abrir vantagem na ida, em busca da 51ª taça do Baiano.

Sob o comando de Ceni, o Tricolor triunfou 53 vezes, empatou 18 e perdeu 29 jogos, somando um aproveitamento de 59%. Além disso, durante o período, foram 170 gols marcados e 101 sofridos. Cenário que ainda melhora quando o assunto é ser mandante. Na Arena Fonte Nova, em 53 partidas, saiu vencedor em 35 partidas, somou sete empates e foi derrotado em 10 oportunidades. Um saldo de 71%.

Ceni completa 100 jogos pelo Bahia.

Letícia Martins/ECB

Ceni prova da longevidade no Bahia

Rogério Ceni, na época sem clube após deixar o São Paulo, chegou ao Esquadrão em setembro de 2023. Ali, o time baiano brigava contra a degola na Série A. E o treinador conseguiu mudar a rota, já a partir da estreia, quando venceu confronto direto contra o Coritiba, fora de casa. No fim, o Bahia goleou o Atlético-MG, vice-campeão naquele a ano, para selar permanência.

De lá para cá, o comandante passou por diversas fases. Da permanência, deixou escapar títulos, caindo em momentos importantes de competições como o Baiano e a Copa do Nordeste. Em meio às oscilações, conseguiu grande campanha no Brasileirão, colocando o Tricolor na seletiva – e posteriormente, na fase de grupos – da Copa Libertadores depois de 36 anos.

A longa caminhada rendeu a Ceni, também, o posto de primeiro técnico neste século a chegar aos 100 jogos pelo clube, deixando para trás Roger Machado (74 partidas), Evaristo de Macedo (67) e Arturzinho (66). O atual treinador se tornou o sétimo a completar a marca centenária no Bahia. Antes, o próprio Evaristo, além de Zezé Moreira, Orlando Fantoni, Dante Bianchi, Geninho e Fleitas Solich alcançaram.

Momento tricolor nas mãos de Ceni

Com um calendário cheio na atual temporada, o Bahia tem como prioridade máxima, no momento, a fase de grupos da Libertadores. O Tricolor está no Grupo F, ao lado de Nacional-URU, Atlético Nacional-COL e Internacional. Serão, ao todo, seis jogos, com estreia prevista para o dia 3 de abril, no Sul, contra os gaúchos.

Além da copa continental e da finalíssima do Baianão, o Esquadrão também figura na Copa do Nordeste, na qual lidera o Grupo B e está próximo de garantir vaga na segunda fase. Na Copa do Brasil, também no roteiro tricolor, a equipe baiana só passa a jogar a partir das oitavas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.