Hora da saúde

O dia 19, não foi para o cearense apenas o Dia de São José, nem também apenas a data da inauguração do portentoso Hospital da UECE, que coloca o Ceará em posição de destaque entre os estados com maiores avanços nesse vital setor. Foi a grande oportunidade para o governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza, terem ouvido a confirmação de novas demandas, a liberação de valiosos recursos a serem aplicados com a maior urgência na manutenção do grande hospital inaugurado, assim como para resolver os graves problemas enfrentados pelo Hospital da Mulher e pelo Instituto Dr. José Frota e mais de uma centena de postos de Saúde da capital sem estoques de remédios e de materiais especializados para atender carentes. Lula elogiou o sistema de descentralização da saúde do nosso estado com hospitais regionais que estendem o leque do atendimento imediato sem o risco “da via da morte” como era chamado o vai-e-vem de ambulâncias vindo do interior para hospitais da capital. Foi comentário geral o alto grau de atendimento do SUS agora em todo o Estado, consolidando a sua condição de um dos mais eficientes Sistema de Saúde do Mundo. Para fechar a sequência de informações alvissareiras para o campo da Saúde, o governador Elmano de Freitas anuncia a implantação do Centro de Pontuação Eletrônica, modernidade através da qual será acompanhada a situação de cada paciente em todos os hospitais.

Indústria que cresce. Para o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, há motivos de satisfação no mundo industrial do Ceará, tendo em vista recente levantamento do PIM Regional, segundo o qual esse setor no nosso estado consegue uma expansão de 7,2% contra apenas 2,4% alcançado pela indústria nacional, prova da garra do Cearense nesse campo. A propósito de Ricardo, o seu trabalho tem ultrapassado fronteiras. Em recente encontro na FIESP, ele integrou uma relação de seis nomes destacados para a CNI.

As sete vidas de Valdemar. No PL de Valdemar Costa Neto a fuga do deputado Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos, foi um réquiem antecipado da revitalização do partido, levando de roldão o bolsonarismo atingido na veia jugular. Ninguém, no partido ou fora dele, deu uma explicação que justifique a atitude do filho 03 do principal símbolo da oposição ao governo Lula, enfraquecendo todo o movimento rebelde de enfrentamento à democracia brasileira. As sete vidas do chefe dos Anões do Orçamento estão chegando ao fim.
“Urubu malandro”. Eduardo Bolsonaro traiu todos os seus eleitores, amigos e aliados, sem levar em conta que em vez da vítima e do heroi que gostaria de ser, seria visto como o “urubu malandro” que abandonou o próprio pai e os companheiros que nele acreditaram com uma atitude de extrema covardia. Não foi preciso “um cabo e um soldado” para fechar as portas do seu congresso. A falta de coragem o levou.
Cearenses esquecidos. Está sendo motivo de estranheza que, apesar de a Câmara dos Deputados ter 24 Comissões Permanentes, o Ceará a despeito de ser reduto Lulista não teve um só deputado eleito para a presidência de nenhuma delas. O senador Camilo Santana continua sendo a estrela solitária entre ministros e Comissões Técnicas.
Notável parceria. No dia 07 de abril, no Auditório do TCE, e numa iniciativa do presidente Rholden, será feito o lançamento do Pacto Cearense Pela Primeira Infância, pela defesa de crianças de 0 a 06 anos. Trata-se de iniciativa que conta com poderosa parceria do Governo do Estado, ALECE, MP, TJCE e Defensoria Pública.
Mais segurança. Tendo ao lado o titular da SSPDS, Roberto Sá, assim como o comando da corporação, o governador Elmano fez a inauguração do Quartel 15 do Corpo de Bombeiros. Trata-se, do cumprimento de promessa para dar mais segurança à população. A nova unidade dará cobertura a 20 bairros.
Dino descrente. Segundo a imprensa de Brasília, os defensores da recente matéria que trata da rastreabilidade das emendas parlamentares não chegarão, mais uma vez, a driblar o ministro Flávio Dino que, ao analisar a proposta de que elas seriam indicadas pelos líderes partidários, deixam ainda ocultos os “pais” da matéria.
Marca registrada. Na visão do Chefe a Casa Civil, Chagas Vieira, o Hospital da UECE deverá ser a marca registrada do governo de Elmano.

O post Hora da saúde apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.