O início das obras de construção do Campus Iracema, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de um novo hospital universitário, em Fortaleza, será autorizado pelo ministro Camilo Santana (PT) no início de abril.
Segundo o ministro, a ordem de serviço seria divulgada ainda no final de março, mas o anúncio foi adiado devido a uma viagem que o ex-governador fará com o presidente Lula (PT) ao Japão, na próxima segunda-feira (24).
“Estava previsto para agora, no fim do mês, mas eu vou viajar com o presidente Lula e vamos remarcar para o início de abril”, disse Camilo, após a apresentação do Hospital Universitário do Ceará (HUC), na noite de quarta-feira (19).
Na ocasião, o ministro evitou falar das eleições de 2026 e disse que o foco atual está nas entregas. “Vamos trabalhar para entregar o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], o novo Campus Iracema, que vai substituir o antigo modificado, o novo hospital universitário da UFC, os institutos federais, o pé de meia, escolas em tempo integral e as creches”.
O novo Campus Iracema será construído no terreno do antigo Acquário Ceará, obra anunciada em 2009, pelo Governo do Estado e nunca concluída. Lá, serão construídos a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais.
As obras iniciais do campus custaram R$ 40 milhões aos cofres públicos, repasse garantido pelo próprio presidente Lula. Já o novo hospital universitário do Complexo Hospitalar cogerido pela UFC e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (E bs erh) custará R$ 80 milhões, também garantidos pelo presidente.
(Por Mauricio Moreira)
O post Viagem de Camilo ao Japão com Lula adia anúncio de obras do Campus Iracema apareceu primeiro em O Estado CE.