Lançado em 2006, Roblox surgiu como uma plataforma onde pessoas poderiam criar seus próprios games (ou “experiências”, o termo oficial), sendo hoje um hub não muito diferente de uma rede social. Há desde experiências de desenvolvedores independentes muito populares, a jogos licenciados por grandes companhias, além de alguns no limiar da infração de direitos autorais.
- Roblox, a plataforma que “deixou” de ser um game
- Apple, Google e pr0n: é feio, mas se quiser, pode (e pague)
Com mais de 68 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo (dados de 2023), a maioria menores de idade, Roblox não é imune a problemas, e acumula inúmeras denúncias de irregularidades, como experiências com conteúdo pr0n e interações ligadas a assédio sexual de menores.

Pr0n, abusos, exploração de menores: Roblox têm problemas sérios e persistentes (Crédito: Divulgação/Roblox Corporation)
A plataforma é pressionada há tempos para resolver seus problemas de moderação, mas o CEO e fundador da Roblox Corporation, David Baszucki, não só jogou a responsabilidade para os pais, como adotou a estratégia “se não aguenta o calor, saia da cozinha”.
Roblox, pr0n, e assédio infantil
As denúncias envolvendo Roblox são antigas, mas a coisa explodiu quando várias famílias abriram uma ação civil coletiva contra a Roblox Corporation em 2023, alegando desde que a plataforma usava de táticas predatórias para arrancar dinheiro de crianças e adolescentes (a empresa permite que desenvolvedores cobrem para que usuários possam usar suas experiências, e também é possível implementar microtransações), à inaptidão em implementar filtros e salvaguardas que barrem conteúdos impróprios.
Pode parecer absurdo para algumas pessoas ler isto, mas muitos dos conteúdos dentro de Roblox são bem impróprios, pr0n mesmo, ainda que os Termos de Serviço sejam claros quanto a eles não serem permitidos. Sexo, nudez, violência gráfica, palavrões, referências a drogas, álcool e fumo, nada disso pode, e você, maior de idade ou não, encontra esses conteúdos de forma bem fácil.
Como era de se esperar, quando uma plataforma possui ferramentas de segurança frouxas, ela é explorada por todo o tipo de maus elementos, e como a maioria do público de Roblox é composto por crianças e adolescentes, desnecessário dizer que o serviço é muito visado por predadores sexuais, que criam experiências sugestivas ou fazem contato direto, buscando aliciar menores de idade, incentivando-os a compartilhar conteúdos impróprios com eles. Relatos de bullying também são comuns.
O Discord foi alvo de acusações semelhantes, mas a plataforma se emendou ao longo dos anos, ao contrário de Roblox, cujas denúncias continuam se acumulando.

Roblox (Crédito: Divulgação/Roblox Corporation)
A Roblox Corporation é uma companhia bem sucedida, disso não há dúvidas. Ela foi fundada em 2004 com a criação de Roblox, que seria liberado ao público dois anos depois, pelos engenheiros de software David Baszuchi e Erik Cassel, que tocaram a empresa juntos até 2013, quando o segundo faleceu de câncer. Em 2020 a empresa foi a IPO e está avaliada em US$ 36,57 bilhões (~R$ 210,67 bilhões, cotação de 14/03/2025); só em 2024, o serviço teve receita de US$ 3,6 bilhões (~R$ 20,74 bilhões).
Com 13% das ações, Baszuchi, na posição de CEO, fundador, e controlador majoritário da marca Roblox, possui uma fortuna avaliada em US$ 3,7 bilhões (~R$ 21,31 bilhões). Talvez porque o público continua aproveitando os conteúdos de seu serviço (e gastando, claro) apesar de todas as denúncias, o executivo parece não se importar com quem reclama, o que nos traz ao presente.
Durante uma entrevista à rede BBC, Baszuchi foi questionado sobre as medidas que a Roblox Corporation estaria tomando para categorizar seu conteúdo, e proteger menores de idade de materiais inapropriados, e gente mal intencionada. O executivo disse que sua empresa “permanece vigilante” quanto a essas questões, mas acrescentou:
“Minha primeira mensagem é, se vocês (os pais) não se sentem confortáveis, não deixem que seus filhos acessem Roblox (…). Isso pode soar um pouco contra-intuitivo, mas eu acredito que os pais sempre devem tomar suas próprias decisões”.
Fosse Roblox uma plataforma segura, que estivesse fazendo por onde para filtrar conteúdo nocivo e proteger crianças e adolescentes, a fala de David Baszuchi de que cabe aos pais controlarem o que seus filhos acessam e consomem seria apontar o óbvio, mas o serviço, que se posiciona como um hub para todas as idades, é acusado há anos de não fazer o básico, logo, o executivo está tentando de eximir tanto da culpa, quanto das responsabilidades legais enquanto mantenedor de uma plataforma digital.

David Baszucki, CEO da Roblox Corporation (Crédito: Kelsey Mcclellan/Bloomberg Businessweek)
Em março de 2023, um relatório (cuidado, PDF) publicado pelo eSafety, o órgão regulador para a Segurança na Internet da Austrália, apontava suas armas para Apple e Google, acusando ambas empresas de não agirem para filtrar o pr0n compartilhado em apps disponíveis em suas lojas digitais, como X e Reddit, mas também apontou os problemas que Roblox já sofria com conteúdos impróprios a menores.
Em 2024, um editorial do Bloomberg compartilhou histórias de 20 funcionários da Roblox Corporation, entre atuais (na época) e passados, sobre o “problema” que Roblox: tem especificamente com pedofilia, e as dificuldades enfrentadas pela equipe para combater comportamentos predatórios.
No mesmo ano, a empresa rejeitou um relatório da companhia de investimentos Hinderburg Research, que a acusou de embelezar números (Roblox não teria tantos usuários quanto diz ter) e de diminuir o tamanho do problema enfrentado com pr0n, assédio, bullying, e predadores infantis, para não afugentar investidores.
Oficialmente, a Roblox Corporation diz que o departamento de Confiança e Segurança é “uma prioridade”, e vem implantando novos protocolos e controle de pais em Roblox para se adequar, mas a BBC alega ter facilmente driblado essas medidas, criando uma conversa falsa entre dois indivíduos, de 15 e 27 anos (nenhum dos dois existe, calma), que escalou para uma conversa envolvendo conteúdo supostamente impróprio.
É bem provável que as denúncias contra Roblox continuem se acumulando, mas Baszucki considera que “tudo está normal” e o problema é dos pais, logo…
Fonte: BBC
Roblox sobre ambiente tóxico: “incomodados que se mudem”