Prefeitura desmarca reunião e servidores municipais podem entrar em greve

A Prefeitura de Fortaleza desmarcou a reunião planejada para ocorrer nesta sexta-feira (21/2), com os representantes dos servidores municipais. Na pauta, a proposta de reajuste salarial para a categoria, que se arrasta desde 10 de janeiro, quando a primeira proposta foi apresentada pelos trabalhadores. Até o momento, a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT) não deu qualquer garantia para a categoria e também definiu data para novos encontros.

“Não tem mais como a gente ficar esperando uma resposta que não tem nem prazo para isso. Então, vamos organizar a luta dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (SindiFort), Eriston Ferreira. Hoje, os servidores municipais se juntarão aos servidores estaduais em uma mobilização na frente do Palácio da Abolição, sede do Governo Estadual, para uma manifestação.

Os servidores do estado também aguardam a definição do reajuste salarial anual. No entanto, explica Eriston, eles já tiveram dois encontros com a gestão do governador Elmano de Freitas (PT) e têm a expectativa de chegar a uma resolução ainda nesta sexta. “A gente se sente desrespeitado, porque várias situações são criadas, promessas, indicação de reunião e depois desmarcadas. O servidor se sente abandonado”, reclama.

Após o ato na frente do Abolição, a categoria deve comparecer à Praça do Ferreira, às 17h, para levar a situação à população. O local receberá as festividades de pré-carnaval. O mesmo deve acontecer amanhã (22/2), durante o pré-carnaval da Praia de Iracema. O sindicato quer mostrar aos foliões que o Ciclo Carnavalesco, assim como outros serviços municipais, só ocorre devido ao trabalho dos servidores.
Eriston explica ainda que, inicialmente, a categoria foi compreensiva devido a se tratar de uma nova gestão. Mas também considera que a gestão municipal está alinhada com as gestões estadual e federal, o que deveria facilitar. Além disso, a Prefeitura concedeu reajuste de 6,27% para os professores e garantiu outros benefícios para a categoria, enquanto isso, “o servidor público está ficando para trás. A percepção é que ele [Evandro] não está colocando o servidor público como prioridade”.
Greve
Eriston explica que, durante o ato de hoje, o Sindifort e demais entidades que compõem a Fersep For e a União Sindical farão a mobilização pela aprovação de indicativo de greve já na próxima quarta-feira (26/2), quando haverá uma assembleia e uma mobilização da categoria na frente do Paço Municipal, no Centro. Caso seja aprovada, os servidores começarão o movimento de greve 72h após a assembleia. O Jornal OEstado entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza, mas não obteve resposta até a publicação.
(Por Maurício Moreira)

O post Prefeitura desmarca reunião e servidores municipais podem entrar em greve apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.