O setor turístico do Ceará encerrou 2024 com um crescimento de 14,1% no último trimestre, superando a média nacional (9,2%) e as principais economias do Nordeste, como Bahia (11,8%) e Pernambuco (8,3%). O desempenho reforça a posição do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil e evidencia a recuperação sustentada do setor.
Os dados são do Enfoque Econômico (Nº 290) – Análise Histórica do Desempenho do Índice de Atividade Turística (Iatur) do Ceará, elaborado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O estudo, divulgado nessa terça-feira (18/02), analisa a evolução do turismo estadual nos últimos anos e destaca as oscilações do setor.
Segundo o analista de Políticas Públicas do Diec, Daniel Suliano, o primeiro trimestre de 2024 foi o mais positivo do ano, com uma expansão de 15,2%. Entretanto, os trimestres seguintes registraram um desempenho mais moderado. “Em 2022, ainda observávamos um crescimento robusto impulsionado pela recuperação pós-pandemia, especialmente no primeiro e segundo trimestres. Isso criou uma base de comparação elevada, tornando os avanços subsequentes em 2023 e 2024 mais desafiadores”, explica.
A Bahia liderou o crescimento no Nordeste nos dois primeiros trimestres de 2024, com expansões de 6,4% e 12,8%, respectivamente. No entanto, a partir do terceiro trimestre, o Ceará registrou um desempenho semelhante ao estado baiano, com avanços de 3,3% e 3,4%, respectivamente. O segundo semestre de 2024 consolidou o crescimento do turismo cearense, com um aumento de 6,1% no índice de atividades turísticas.
O Índice de Atividades Turísticas (Iatur), que embasa o estudo, é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice monitora o desempenho do setor e estabelece tendências no curto e longo prazo.
O Iatur abrange diversos segmentos característicos da indústria turística, incluindo serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, além de serviços profissionais, administrativos e complementares. O crescimento do turismo cearense, aliado à recuperação sustentada do setor, reforça a importância da atividade para a economia estadual e sinaliza perspectivas positivas para os próximos anos.
Para a economista e conselheira do Conselho Regional de Economia do Ceará(Corecon-CE), esse crescimento revela que o Ceará é um dos maiores destinos turísticos do Brasil, não só do Nordeste. “E isso é um reflexo de diversas políticas e estratégias que vêm sendo feitas pelo Estado. Melhoria da qualidade de infraestrutura, dos serviços ofertados, fazem com que o fluxo de turistas de fato melhore ao longo dos anos. Então, o turismo hoje no Ceará, ele é um pilar central da economia, porque ele não só gera empregos diretos, mas também empregos indiretos, movimento setor do comércio, da hotelaria, dos transportes, e do setor alimentício. Então, quando o turismo cresce, o dinheiro circula na economia local, o que posiciona o desenvolvimento e diversifica as atividades econômicas como um todo.
O post CE: turismo cresce acima da média nacional e se destaca no Nordeste apareceu primeiro em O Estado CE.