Prazo inicial era de que obra fosse concluída em março de 2025, dois meses antes. Lado interditado da ponte mudou nesta terça-feira (30). Dnit altera prazo de entrega das obras da Ponte de Igapó
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ampliou para maio de 2025 o prazo para conclusão da obra na Ponte de Igapó, em Natal. A previsão inicial era de que a obra fosse concluída em março do próximo ano – dois meses antes.
A alteração foi confirmada pelo Dnit nesta terça-feira (30), data em que houve a troca no lado interditado da ponte: o sentido Bairro Nordeste para Zona Norte foi completamente fechado. A previsão é que essa interdição dure cerca de seis meses.
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Com isso, o trânsito passou a fluir apenas pelo lado oposto da ponte, que antes estava interditado e foi liberado. Os veículos se dividem em uma faixa para cada sentido no mesmo lado da ponte.
A obra foi iniciada em setembro de 2023 e tem afetado o trânsito na região desde então, já que o fluxo passou a ocorrer em apenas um dos lados da via. O trecho é um dos principais acessos à Zona Norte de Natal.
Com a alteração na data de conclusão, o prazo para execução da obra aumentou de 18 para 20 meses.
A Ponte de Igapó tem 600 metros de extensão e nunca havia passado por uma reparação desde a construção de cada lado – em 1970 e 1985. O custo da obra na Ponte de Igapó é de R$ 20 milhões, segundo informou o Dnit no início da operação.
Antes mesmo da obra de reparação feita pelo Dnit, a Ponte de Igapó já passava por várias interdições desde o início das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura – que dá acesso à ponte – em setembro de 2022.
Ponte de Igapó na manhã desta quarta-feira (13), em Natal.
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Pontos da obra
No início da obra, o Dnit informou que:
serão restauradas e reforçadas estacas, bolos e pilares;
serão substituídos aparelhos de apoio;
serão demolidos elementos deteriorados;
serão reforçadas as vigas;
serão substituídos drenos e juntas estruturais;
serão recuperadas barreiras dos refúgios da ponte ferroviária e dos passeios de pedestres e guarda-copos;
será substituído o revestimento asfáltico da ponte.
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