![](https://s2-g1.glbimg.com/In0XPBUV1erP3IrSabr7KT2ayOs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/k/gJwhu9SvAVZsD8xvBBxw/foto-2-marambaia-principe-de-roma-e-os-coringas-sao-campeoes-do-carnaval-2024-de-sao-luis-marambaia-.avif)
Segundo os representantes da escola, o pedido já foi encaminhado à Prefeitura de São Luís, por meio da Liga das Escolas de Samba do Maranhão. Escola de samba ‘Marambaia’, campeã do Carnaval 2024 em São Luís.
Divulgação/Prefeitura de São Luís
As escolas de samba de São Luís solicitaram o adiamento dos desfiles na Passarela do Samba devido ao atraso no repasse dos recursos destinados a elas. Segundo os representantes da escola, o pedido já foi encaminhado à Prefeitura de São Luís, por meio da Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O ofício, que pede o adiamento dos desfiles programados para os dias 7 e 8 de março, sugere que o evento seja realizado nos dias 14 e 15 de março. A justificativa apresentada pela Liga das Escolas de Samba do Maranhão, é a dificuldade enfrentada por algumas escolas em realizar os desfiles na data original, uma vez que a demora na confecção dos materiais para as alegorias comprometeu os preparativos.
Entre as escolas que apoiaram o pedido de adiamento estão Turma do Quinto Marambaia, Túnel do Sacavém, Unidos de Fátima e Mocidade da Ilha. Vale lembrar que, na semana passada, a Prefeitura havia informado que o pagamento já havia sido liberado, mas que ainda aguardava uma autorização para o repasse, que estava previsto para ser feito em um total de R$ 17 mil.
As escolas continuam esperando a liberação do restante dos pagamentos por meio da Secretaria Municipal Cultural (Secult).
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, sobre a aceitação do pedido feito pela Liga das Escolas de Samba do Maranhão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Escolas de Samba de São Luís pedem mais um adiamento na data dos desfiles
Primeiro pedido de adiamento
A Liga das Escolas de Samba de São Luís (Liesma) a Associação Maranhense de Blocos Tradicionais e da Academia dos Blocos Tradicionais pediram à Prefeitura de São Luís o adiamento dos desfiles para depois das datas oficiais do Carnaval de 2025.
As datas escolhidas pelas entidades foram 7, 8 e 9 de março. Só duas escolas de samba foram contra as novas datas: Marambaia e Flor do Samba. Agora, as instituições representativas aguardam por uma definição por parte da Prefeitura.
A proposta é uma alternativa para chamar a atenção do público sem concorrer com a programação de shows de artistas nacionais.
Segundo a Liga das Escolas de Samba, o adiamento dos desfiles para depois do calendário oficial já é adotado em outras cidades do país. Em 2024, a medida foi adotada pela primeira vez em São Luís, também, por causa do atraso no repasse de verbas para as agremiações.
Carnaval 2025
Em 2025, a terça-feira de Carnaval vai ser no dia 4 de março. Já a Quarta-feira de Cinzas será em 5 de março. As datas constam em calendário publicado no livro Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (Edições CNBB).