Ibovespa: Bradesco e Vale ajudam Bolsa a se recuperar parcialmente

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (13) em alta de 0,38%, aos 124.850,18 pontos, se recuperando parcialmente da forte queda de ontem (-1,69%).

A alta foi impulsionada pelas ações de grande peso no índice, as chamadas blue chips — Vale, Petrobras e os grandes bancos.

RECEBA NOTÍCIAS E ANÁLISES DE INVESTIMENTO DIRETO NO WHATSAPP

Apesar da valorização, o mercado acompanhou a inflação ao produtor (PPI) nos EUA. Assim como a inflação oficial (CPI), os dados vieram acima do esperado, subindo 0,4% em janeiro. A expectativa era de 0,3%.

O resultado reforçou a percepção de que o Federal Reserve pode manter os juros elevados por mais tempo, como sinalizado pelo presidente do Fed, Jerome Powell. Juros altos nos EUA tendem a reduzir a atratividade de investimentos de risco em mercados emergentes como o Brasil.

Até agora, o Ibovespa acumula alta de 0,19% na semana, enquanto cai 1,02% no mês. No ano, a Bolsa brasileira ainda mantém valorização de 3,8%.

Destaques do Ibovespa

Os papéis da Vale encerraram próximos da estabilidade, com leve alta de 0,13%. A Petrobras também teve variação positiva, com a ação ON subindo 0,28% e a PN, 0,11%. No setor financeiro, o Bradesco se destacou na recuperação, com as ações ON subindo 1,79% e as PN, 1,37%.

Entre as maiores altas do dia, ficaram Braskem (5,38%), Usiminas (+3,35%) e CSN Mineração (+3,19%). Do outro lado, BRF (-3,76%), Automob (-3,70%) e Marfrig (-3,21%) tiveram os piores desempenhos da sessão.

Assine nossa NEWSLETTER GRATUITA!

Tarifas recíprocas

Além disso, as falas do presidente americano Donald Trump falou sobre a adoção de tarifas recíprocas chamaram atenção. Trump afirmou que os EUA devem impor tarifas equivalentes às cobradas por outros países sobre produtos americanos, citando a União Europeia e o Brasil como exemplos.

O Brasil pode ser afetado por tarifas sobre itens como minério de ferro, aço, carnes, etanol e café. Analistas apontam que esse movimento pode pressionar especialmente empresas do setor de frigoríficos, que já registraram desempenho negativo na sessão.

O post Ibovespa: Bradesco e Vale ajudam Bolsa a se recuperar parcialmente apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.