O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as previsões econômicas anteriores que subestimaram o crescimento do PIB brasileiro, destacando que a economia do país tem superado as estimativas iniciais. Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado nesta terça-feira (13), Lula ironizou projeções feitas no início de seu governo e reafirmou sua confiança na expansão econômica para este ano.
“Se lembram que quando eu tomei posse, o FMI dizia: o Brasil só vai crescer 0,8%. Nós crescemos 3,2%. E pode dizer que esse ano o Brasil ainda vai crescer 1,5%. Nós vamos crescer 3,7%. E não falem bobagem, de que não vamos crescer neste ano”, afirmou o presidente, defendendo que a circulação de dinheiro entre as camadas mais pobres da população impulsionará a atividade econômica.
A declaração de Lula veio no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua estimativa de crescimento do PIB brasileiro em 2024, elevando a projeção de 3% para 3,7%. A atualização faz parte da nova edição do relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado nesta sexta-feira (17). No entanto, a entidade manteve a previsão de desaceleração para 2025, sinalizando desafios para o futuro.
O evento organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI) teve como objetivo estreitar o diálogo entre os prefeitos e o governo federal, em um momento sensível para o PT após a perda de cidades estratégicas nas eleições municipais. Com um discurso otimista, Lula reforçou a importância de investimentos públicos e políticas de distribuição de renda para sustentar o crescimento econômico, contrariando previsões mais conservadoras do mercado.
O post Lula rebate previsões pessimistas e FMI eleva projeção do PIB apareceu primeiro em O Estado CE.