O ex-vice-prefeito de Fortaleza Élcio Batista se despediu do PSDB, na segunda-feira (10/2), e deixou o cargo de presidente do partido no Ceará. “Hoje encerro um ciclo importante da minha trajetória política e me despeço do PSDB”. A medida foi oficializada por meio de nota da Direção Executiva Estadual tucana.
“O PSDB/CE comunica que o presidente estadual do partido, Élcio Batista, solicitou afastamento das funções na Executiva Estadual, em virtude de novos compromissos profissionais assumidos na cidade de São Paulo”, trouxe a nota.
Com a ausência de Élcio, quem assume o cargo é o vice-presidente da legenda, Ozires Pontes. atual prefeito de Massapê. Ele esteve com o ex-senador e maior liderança tucana no Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), na sexta-feira (7/2), “conversando sobre política”.
Ozires Pontes assume a presidência do PSDB em um momento conturbado da sigla. No Ceará, o partido passou pelo rompimento da federação com o Cidadania, anunciada poucos dias após o resultado do primeiro turno da campanha eleitoral de 2024. Também pela saída da ex-presidente do diretório do PSDB de Santa Quitéria, a médica Socorro Martins. Ela pediu desfiliação para assumir a Secretaria da Saúde de Fortaleza, na gestão do petista Evandro Leitão.
Em nível nacional, a sigla pode desaparecer em março, após junção com o MDB, de Michel Temer, ou o PSDB, de Gilberto Kassab. Na prática, o PSDB será incorporado pela partido que ganhar a disputa. O presidente nacional tucano, Marconi Perillo, já se reuniu diversas vezes com os dois pretendentes. Dentro do PSDB, o clima é de insegurança e, caso a situação demore a ser resolvida, pode haver debandada.
MDB e PSD estão de olho nos 13 deputados federais tucanos. O partido que “levar a noiva” se tornará a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, a qual serve como base para o cálculo de tempo de tv e rádio e para o envio de recursos do fundo partidário.
Representação
O PSDB Ceará é oposição aos governos petistas em Fortaleza, com Evandro Leitão, e no Ceará, com Elmano de Freitas. Na Câmara Municipal, apenas o vereador Jorge Pinheiro representa a sigla. O parlamentar é muito próximo de colegas do PL, como os vereadores Inspetor Alberto e Priscila Costa.
Já na Assembleia Legislativa, a sigla conta também com apenas uma cadeira, ocupada atualmente pela deputada Emília Pessoa, prima do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB). Em 2024, o PSDB fez apenas duas prefeituras no Ceará: Massapê (Ozires) e Iguatu (Roberto Filho). A sigla não fez deputados federais pelo Estado.
(Por Maurício Moreira)
O post Élcio se “despede do PSDB” e Ozires é o novo presidente da sigla no Ceará apareceu primeiro em O Estado CE.