Em janeiro deste ano, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, registou avanço de 12,9% na quantidade de participantes relacionados às atividades turísticas no Nordeste. O dado chegou aos 36.682. Entre os estados, a Paraíba se destacou com um aumento de 775 novos serviços, um crescimento de 29,4%. Pernambuco também teve um avanço expressivo, registrando um acréscimo de 12,6%, com 558 registros. O Maranhão vem logo atrás, com 479 serviços formalizados, o que representa 27% do total.
O Cadastur assegura que os prestadores atuem legalmente, em conformidade com a Lei do Turismo, e possam usufruir dos benefícios da adesão. Com a regularização, o empreendedor tem acesso aos programas do MTur, como o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece linhas de financiamento com juros mais baixos, entre outros benefícios que ajudam o setor local a se desenvolver, gerando emprego e renda e promovendo um turismo de qualidade na região.
No cenário nacional, o número alcançou um novo recorde, registrando 180.092 participantes relacionados às atividades turísticas. O número representa um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou o avanço no número de profissionais inscritos no cadastro. “O setor de turismo está crescendo e cada vez mais os profissionais e prestadores de serviços turísticos estão interessados em se formalizar, garantir acesso a vantagens que o Cadastur proporciona, e assim, expandir seus negócios. Isso traz crescimento e novas perspectivas para todo uma cadeia”, afirmou.
O post Avança 12,9% número de prestadores de serviços turísticos no Cadastur apareceu primeiro em O Estado CE.