A ação de identificação das rotas do tráfico em cidades do interior do Ceará é apontada como um dos focos de 2025 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Em entrevista ao jornal O Estado, o diretor-geral da PCCE, Marcio Gutierrez, prevê que ações de desarticulação de grupos criminosos no interior do Ceará, também devem focar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e devem ser realizadas por meio de investigações e apreensões de pessoas e drogas.
“A Polícia Civil do Ceará vem trabalhando muito em rotas do tráfico de drogas. A gente tem um trabalho muito firme no interior do Estado, buscando identificar essas rotas e aqueles criminosos que tenham utilizado desta forma de transporte para chegar ao Ceará e à Fortaleza. Então é por isso que em 2024 nós tivemos muitas apreensões no interior Norte, Sul e principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza. Para 2025 nós vamos seguir com esse mesmo enfrentamento identificando as rotas, os criminosos e buscando realizar as capturas”.
A asfixia financeira de grupos criminosos também deve continuar em 2025. Em dezembro de 2024, um dos trabalhos de desarticulação do ‘braço financeiro’ de um grupo criminoso que movimentou pelo menos R$100 milhões de reais em lavagem de dinheiro foi noticiado pelo jornal O Estado. Marcio Gutierrez reforça a importância das ações.
“Nossa expectativa também é fazer a asfixia financeira de grupos criminosos através da busca dos patrimônios. Esses grupos buscam enriquecimento e é aí que nós buscamos apreender, sequestrar e bloquear todo esse patrimônio que é gerado através de crimes”.
O diretor geral completa afirmando que a PCCE deve continuar agindo nas capturas de criminosos que praticam crimes denominados como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), bem como retirar drogas de circulação.
“Nosso foco principal hoje é o enfrentamento ao crime organizado e a captura de criminosos violentos. Principalmente homicidas, feminicídas, estupradores, membros de facções criminosas, traficantes. Essa é nossa maior diretriz, tanto por parte do governador Elmano de Freitas, quanto por parte do nosso secretário de segurança pública. Nossa intenção é o enfrentamento contundente contra o crime organizado, buscando capturar criminosos e tirar de circulação a droga, que é o grande motor dos grupos criminosos”.
Dados endossam iniciativa
Os dados sobre apreensão de drogas no Ceará, apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, publicados em janeiro de 2025, endossam a iniciativa da PCCE para este ano. De acordo com os números, as Forças de Segurança do Ceará finalizaram o ano de 2024 com mais de 10,67 toneladas de drogas apreendidas. Em comparação com 2023, o crescimento das apreensões aumentou 142,9%. Ao todo, foram apreendidos 10.673 quilos de entorpecentes em todas as regiões do Ceará.
Dentre todas as regiões do Estado, a que mais apresentou aumento na apreensão de entorpecentes em 2024 foi a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O último ano encerrou com 5,74 toneladas de drogas apreendidas. Somente em Fortaleza, 2,66 toneladas de entorpecentes foram apreendidas no ano passado. No interior Sul os números também aumentaram, a pasta aponta que o aumento percentual de entorpecentes apreendidos apresentou um aumento equivalente a 29,3% se comparado a 2023, o ano passado finalizou com um total de 1.666 quilos de entorpecentes apreendidos contra 1.289 quilos apreendidos em 2023 Os dados abrangem substâncias como cocaína, crack e derivados da cannabis, incluindo maconha e haxixe.
Por: Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
O post Identificação de ‘rotas do tráfico’ no interior do Ceará é um dos focos da PCCE em 2025 apareceu primeiro em O Estado CE.