A notícia recentemente divulgada pela imprensa nacional e regional sem qualquer dúvida agrada bastante aos diversos segmentos da população cearense. É que segundo dados do IBGE, o avanço da indústria cearense coloca o Ceará entre os maiores destaques do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte (10,6%) no ranking de elevações. Em 2024, o Estado do Ceará registrou um crescimento de 8,3% no setor industrial, com muitas novas oportunidades de emprego na capital e em grande número de municípios. O avanço foi e continua sendo muito importante para a economia cearense e igualmente ajuda as autoridades governamentais a continuar trabalhando para igualmente oferecer, dentro do possível, as necessárias oportunidades de emprego. O segmento que mais se destacou ano passado foi a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, totalizando 29,9%. Em segundo aparece o subsetor de fabricação de têxteis (27,6%), seguido da confecção de artigos do vestuário e acessórios (22,8%).
Importante
A economia cearense, conforme declarou o economista Ricardo Coimbra (foto), do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) “ vem no ritmo de crescimento bem significativo concernente a 2024, e um dos setores que mais se destacam nesse crescimento é o industrial, que vem recuperando de forma significativa, não só nos setores tradicionais, como a confecção, a indústria têxtil, mas também nos novos setores, principalmente os relacionados com energias renováveis”.
Produção de grãos
Outra alegria para os cearenses de uma maneira geral, a divulgação de que a Conab projeto recorde de produção de grãos. A safra 2024/2025 de grãos no Brasil deverá atingir 322,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 8,2% em relação à safra anterior, ou 24,5 milhões de toneladas a mais.
Bom saber
Caso essa previdência se confirme, o Brasil alcançará um recorde histórico na produção de grãos, conforme divulgou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), recentemente. A estimativa é positiva e animadora para o Estado do Ceará, onde os governos federal, estadual e municipais têm trabalhado de forma uníssona em favor da população.
Documentos facilitados
Mais seis (6) comunidades da capital cearense e do interior foram beneficiadas pelos serviços do Caminhão do Cidadão, na última semana de janeiro. O Governo Estadual anunciou o benefício nas unidades móveis de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), 1ª via do CPF e atestado de Antecedentes Criminais. As ações aconteceram em Fortaleza e nos municípios de Itaitinga (na Região Metropolitana) e Pedra Branca (Sertão Central do Estado).
O post Indústria cresce muito apareceu primeiro em O Estado CE.