A movimentação de pré-carnaval em Fortaleza ganhou novos locais para festa em 2025. No sábado (1º), moradores do bairro Conjunto Ceará receberam o show da cantora de forró Solange Almeida, que foi a atração principal do evento, marcando a abertura no primeiro fim de semana da agenda de pré-carnaval na Capital cearense. O show aconteceu no Polo de lazer do bairro e a movimentação do foi repercutida positivamente entre os envolvidos na festa.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), prevê que a iniciativa de descentralização do evento promova a movimentação para economia da Capital e faça com que as pessoas possam se sentir pertencentes. “A gente pôde descentralizar as ações da Prefeitura e, para além da economia, para além de toda a movimentação que temos aqui, o mais importante é o sentimento de pertencimento das pessoas, que estão felizes em fazer parte de uma gestão participativa, uma gestão que possa chegar na ponta, escutando a todos.”
A artista baiana também falou sobre a reformulação dos locais da agenda de pré-carnaval, priorizando também bairros que comumente não eram contemplados com eventos municipais de grande porte. “Agradeço o Evandro (Leitão) pela iniciativa, pelo olhar para com esse povo. Eu estava falando que descentralizar essa coisa (eventos do pré-carnaval) e levar para os bairros, acho que trouxe oportunidades para as pessoas que nunca puderam ver seu artista querido.”
A cantora subiu ao palco por volta das 21h e foi recebida por fãs fervorosos, que vieram de bairros próximos, como foi o caso de Luiza Celeste, de 32 anos, moradora do Bom Jardim, que curtiu o momento com um grupo de seis amigos. “Foi uma experiência diferente. Nos anos anteriores sempre eu e minhas amigas tínhamos que nos programar para atravessar a cidade para ter acesso aos shows de pré-carnaval. Dessa vez nós saímos mais tarde de casa e podemos vir andando até aqui para curtir de perto a rainha do forró.”
Felipe Silva, de 27 anos, morador do Henrique Jorge e fã do forró cearense, aproveitou o momento para curtir e afirmou que o evento o surpreendeu positivamente com a estrutura. “Vim do meu bairro para cá de ônibus, não demorou a passar minha condução e chegando aqui encontrei um evento em clima de curtição com família e amigos. A estrutura e segurança me surpreenderam bastante. Acho que esse ano a minha maior alegria, como bom folião, é poder ter a escolha de não precisar pagar caro em transporte por aplicativo ou passar horas em um ônibus para curtir o evento com meus amigos, tive a oportunidade de fazer isso pertinho de casa.”
Além de Solange Almeida, a programação contou, na abertura da festa, com Numalaje, coletivo de DJs periféricos composto por DJ Lolost, Ddzin e DJ Negona.
Além da descentralização dos pólos de pré-carnaval, a democratização das áreas do show também marcaram o primeiro evento da data, no show do último sábado não houve divisão de frontstage separando os foliões de convidados VIP. Helena Barbosa, titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), aponta que a atitude de não segregação é parte dos desdobramentos da gestão.
“A ideia é promover uma política de proximidade. A descentralização é um desdobramento dessa política, assim como a retirada da área VIP. Essa é uma marca do nosso prefeito, que está mais perto do povo. Isso se reflete em toda e qualquer ação que temos na Secretaria de Cultura. A gente está sentindo que a cidade abraçou com muito carinho essa proposta do carnaval descentralizado, com muita alegria, muito festejo, muito reconhecimento do nosso trabalho.”
Por Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
O post Foliões repercutem descentralização do pré-carnaval em Fortaleza apareceu primeiro em O Estado CE.