No dia 03 de fevereiro ocorrerá evento que fará chegar fim às dúvidas sobre o destino dos deputados estaduais que decidiram por abandonar o desarrumado Partido Democrata Trabalhista, vitimado pelos atos de lideranças que não demonstraram tanto apreço pelo partido de Brizola, que os acolheu. Trata-se da filiação de uma dezena de parlamentares ao Partido Socialista Brasileiro, em solenidade a ser realizada no auditório do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa que terá à frente o presidente Eudoro Santana e o senador Cid Gomes. Muito embora o desmonte do PDT tenha representado o episódio político mais comentado à época da sucessão estadual de 2022, este caso foi praticamente abafado pelo efeito da debandada dos parlamentares que permanecem sem bandeira, mas atrelado ao governo do PT, partido que estimulou os insurretos a destruição do seu principal adversário. Personagem central dessa trama cujo desfecho dividiu a sua própria família permanecerá na História do PSB a habilidade e o dinamismo com que o senador Cid Gomes conseguiu transformar o que seria apenas um racha no PDT numa chance magistralmente aproveitada para fazer do modesto PSB, uma forte e importante legenda pronta para obter no pleito de 2026, o êxito jamais alcançado desde a sua implantação no Ceará. Com a força de que dispõe atualmente em todo o estado, principalmente no interior, o renovado e fortalecido PSB terá cacife para liderar a chapa governista, roubando do PT a chance do protagonismo para reeleger Elmano de Freitas, passando o bastão para Eudoro Santana ou o próprio Cid Gomes, variando nomes, mas assegurando o continuísmo dos atuais mandatários.
Desfecho não agradou. A quase dois anos do pleito de 2026, amigos e apoiadores do senador Cid Gomes já se mostram impacientes e insistem na antecipação de uma possível candidatura à reeleição para a Câmara Alta. Essa questão está no índice dos conciliábulos mais discutidos da política estadual dividindo opiniões que serão amadurecidas com o correr do tempo. Ao que se informa, o senador não trabalha sob a orientação dos seus aliados do Palácio da Abolição, nem contra eles, mas inteiramente a seu favor para não ser mais surpreendido como aconteceu na última jornada sucessória cujo desfecho não foi do seu agrado.
O caso do Senado. Quanto ao candidato do governo ao Senado Federal é importante a decisão das lideranças dos partidos aliados. O deputado Guimarães se desdobra por uma das vagas e se considera o candidato oficial do governo. Candidato ele é, mas não se sabe o posicionamento de Cid Gomes, de fato e de direito, concorrente natural à recondução. Mas tenham a certeza de que o candidato ainda será escolhido por decisão democrática e não ditatorial como parece entender o deputado Guimarães a espera de um decreto que o oficialize.
Desencontro de poderes. Causa enorme desconforto aos políticos, o delicado problema da intromissão do Ministério Público em relação ao caso de servidores da Alece que cedem seus salários a um advogado agiota, credor de um deputado estadual. O que incomoda é o Judiciário “invadir” o Legislativo em buscas de provas contra deputado de nome não citado. O que eles não sabem por ignorância ou por má fé, é que é atribuição do Parquet investigar denúncias que comprometam a atividade política por falta de decoro de parlamentares
Programas. Ao tecer comentários em relação à saída de 1,3 milhões de beneficiados do Bolsa Família no ano de 2024, o deputado Fernando Hugo (PSD) lembra John Kennedy, para quem “o sucesso de um plano de ajuda social não está na quantidade de famílias que nele ingressaram, mas, no volume de famílias que puderam dele sair”.
Fala da Oposição. Diz o deputado Felipe Mota que o governador Elmano de Freitas venceu o seu período de carência sem mostrar a que veio, e que a sua gestão não apresentou resultados positivos para melhorar o desenvolvimento estadual. O governador vem se notabilizando pelo endividamento estadual. “Nos dois primeiros anos Elmano pediu autorização ao Poder Legislativo para contrair 14 empréstimos internacionais. Se continuar nessa marcha chegará a 2026 com o dobro desse total”.
Importância da mulher. Ganha elogios a presença da deputada Lia Gomes à frente da Secretaria da Mulher. Ela substitui na pasta a secretária e vice-governadora Jade Romero, que irá se provar na Proteção Social. A vice-governadora inaugura na Granja Lisboa o projeto Zona Viva, no Residencial Leonel Brizola. Nele há equipamentos de esporte e lazer, além de cursos de capacitação prática de farmácia, e técnica de informática para jovens e adultos.
O post PSB ganha musculatura apareceu primeiro em O Estado CE.