O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou discurso pelo segundo dia seguido para criticar o governo Lula (PT) por causa da política econômica e ressaltar diferenças com a gestão paulista, defendendo responsabilidade fiscal e corte de gastos. Nessa quinta-feira (23), Tarcísio disse que “o Brasil está gastando o que não devia gastar” e que “não está indo bem”.
No dia anterior, no primeiro evento oficial na sede do Governo paulista em 2025, ele afirmou que este será um “ano repleto de desafios” na economia, mas que São Paulo terá capacidade de “fazer a travessia”. As declarações ocorrem na mesma semana em que o governador exaltou Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos, o que foi visto como gesto para nacionalizar o nome dele.
Ele é citado como possível candidato à Presidência em 2026, mas diz que tentará a reeleição no Estado. O governador disse ontem a uma plateia formada por secretários municipais de Saúde que prevê “desafio fiscal gigantesco” e um ano “difícil” e “complicado”.
As falas remetem às críticas de descontrole nos gastos pelo governo Lula, que impactam a inflação, a taxa de juros e o crescimento. “O Brasil não está indo bem do ponto de vista fiscal. É um país que está gastando muito. Está gastando o que não devia gastar”, disse, citando reflexos na inflação e, consequentemente, na política de juros.
“A economia vai desacelerar. Vai acontecer”, afirmou Tarcísio, especulando sobre queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O post Tarcísio critica Lula e diz que “Brasil não está indo bem” apareceu primeiro em O Estado CE.