A maior alta de trânsito na cidade foi na Avenida Barão de Itapura. Até junho deste ano, a via teve fluxo de 30,4 mil veículos, o que equivale a um crescimento de 102% em relação ao mesmo período de 2018. Veja um raio-x dos pontos mais críticos.
O aumento chama atenção porque, no caso das cinco avenidas com mais trânsito, o aumento percentual supera, inclusive, o crescimento da frota de veículos no mesmo período (junho-2018 a junho 2024). Confira os detalhes:
2018: 887.198 (junho)
2024: 979.533 (junho)
Alta de 10%
🚘 Mas por que o trânsito de Campinas aumentou mais que a frota?
A Emdec associa o aumento do fluxo à taxa de motorização da cidade. Ou seja, o número de carros cresce mais do que a população.
Além disso, de acordo com o especialista em mobilidade urbana Luiz Vicente, as causas para o crescimento do trânsito, além da construção de empreendimentos, é também a alta na oferta de empregos.
“A gente tem oferta de serviços em Campinas e oferta industrial na região metropolitana. Então, esse deslocamento de sair e entrar na cidade aumenta consideravelmente o trânsito e o fluxo de veículos. O planejamento urbano ele é essencial, tanto para fazer análise semafórica para dosar os carros quanto para fazer com que a área de serviços se as pessoas que moram sejam mais próximas”, explicou.