Estratégia da Secretaria da Saúde é eliminar criadouros para ajudar a evitar pico da doença, principalmente nos meses de abril e maio. Larvas do mosquito da dengue
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Barretos (SP) promove um mutirão de limpeza nesta quarta-feira (15) para prevenir o avanço de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pela cidade. Neste início de janeiro, a cidade registrou três casos da doença, sendo que 62 moradores com suspeita aguardam resultados de exames. De janeiro a dezembro de 2024, foram 3,8 mil confirmações e 13 mortes.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, a ação desta quarta-feira começa às 7h e inclui recolhimento de materiais e objetos sem uso descartados pela população, mato e restos de lixo, além da realização de serviços de roçada e capina.
Os materiais devem ser deixados nas portas do imóveis conforme o cronograma do mutirão (veja abaixo).
Para os trabalhos, a prefeitura conta com apoio de empresas parceiras, que colocaram maquinário e veículos à disposição, e de trabalhadores voluntários.
Veja os endereços que as equipes vão percorrer:
Equipe 1: Via Dr. Guilherme S. de Assis Carvalho (Distrito Industrial II) até rotatória da Avenida Miguel Abraão Miziara; Avenida dos Coqueiros até o trevo da Avenida 43; Avenida Engenheiro José Domingos Ducati até a Avenida das Nações.
Equipe 2 – bairro Vida Nova: início na Avenida Projetada A (Vida Nova 4) – última Rua; Avenida Projetada A (Vida Nova 3); Avenida VN 5 (Vida Nova 2); Avenida VN 5 (Vida Nova 1); término na Rotatória da Avenida das Nações.
Equipe 3 – bairro Mais Parque: Início no Final da Avenida MP 17, passando pelo bairro Christiano Carvalho até o bairro Minerva.
Equipe 4: início na Avenida Fraternidade Paulista, próximo à rodovia. Bairros San Diego, Jardim Anastácio, Santa Cecília, São Francisco, Santa Terezinha, Jardim Europa, Los Angeles e Jockey Club.
Outros mutirões devem ser feitos nos próximos dias de acordo com o planejamento da prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, o trabalho de prevenção feito no início do ano, ainda durante o período das chuvas, pode ajudar a conter a escalada dos casos de dengue nos meses de abril e maio, considerado o período de pico.
LEIA TAMBÉM:
Ribeirão Preto vai intensificar vacinação contra a febre amarela após confirmação de vírus entre saguis
Infectologistas alertam para cenário pior em 2025 e provável circulação de novo sorotipo
Além do recolhimento de materiais inservíveis, a população pode colaborar também fazendo a inspeção das casas, para garantir que recipientes que acumulam água estejam fechados e protegidos.
A Prefeitura de Barretos pretende criar a Secretaria de Zeladoria, para administrar os trabalhos que envolvem cuidados e limpeza da cidade, como praças, jardins, canteiros e prédios públicos. A pasta, no entanto, precisa de aprovação da Câmara dos Vereadores.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região