Dani Portela (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Técio Teles (Novo) foram os primeiros confirmados em convenções partidárias. Dani Portela (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Técio Teles (Novo)
g1
O prazo para a realização das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 termina na segunda-feira (5), mas, desde o primeiro dia permitido, no dia 20 de julho, os partidos e federações têm lançado oficialmente seus candidatos para a disputa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
É nas convenções que os partidos e federações definem se terão candidatos e quem irão apoiar nas eleições. Essas reuniões fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são uma condição indispensável para que um candidato tenha seu registro validado, o que o torna apto a concorrer.
Confira, a seguir, quem são os candidatos já confirmados, em ordem alfabética:
Dani Portela (PSOL)
Dani Portela (PSOL), à direita, foi apresentada como pré-candidata da federação PSOL/Rede à prefeitura do Recife
Artur Ferraz/g1
Deputada estadual em primeiro mandato, Dani Portela (PSOL) teve a candidatura confirmada em convenção partidária no dia 20 de julho. Ela concorre ao cargo de prefeita pela primeira vez. Nas últimas eleições municipais, em 2020, foi a vereadora mais bem votada do Recife, com 14.114 votos.
Dois anos depois, concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sendo eleita com 38.215 votos. Ela também já foi candidata ao governo de Pernambuco, em 2018, ficando em terceiro lugar na disputa.
Alianças: apenas a federação PSOL/Rede
Vice-prefeita: Alice Gabino (Rede)
Simone Fontana (PSTU)
Lançamento da candidatura de Simone Fontana (PSTU) à prefeitura do Recife
Paulo Veras/g1
Professora das redes públicas estadual e municipal do Recife, Simone Fontana oficializou a candidatura à prefeitura em 20 de julho. É ativista do PSTU desde a fundação da legenda, na década de 1990, quando houve uma dissidência do Partido dos Trabalhadores.
Em 2022, Simone Fontana foi candidata ao cargo de deputada federal, recebendo 436 votos. Em 2016, disputou a prefeitura do Recife, levando 1.029 votos no primeiro turno. Também já concorreu aos cargos de vereadora e senadora, mas não foi eleita.
Alianças: apenas o seu partido, o PSTU
Vice-prefeito: Caio Marx (PSTU)
Técio Teles (Novo)
Tecio Teles foi oficializado como candidato do Partido Novo à prefeitura do Recife e terá Kelly Souza como vice na chapa
Artur Ferraz/g1
Advogado, Técio Teles já foi secretário de Planejamento de Belo Jardim, no Agreste; coordenador geral de administração e diretor de planejamento e administração do Ministério da Educação, entre os anos de 2017 e 2019; e, em 2023, foi chefe de gabinete da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania). Foi candidato a vereador pelo Novo, em 2020, e pelo antigo DEM (atual União Brasil), em 2008, mas não foi eleito.
A candidatura dele foi oficializada no dia 24 de julho, em convenção realizada pelo partido Novo.
Alianças: apenas o seu partido, o Novo
Vice-prefeita: Kelly Souza (Novo)
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias