![](https://s2-g1.glbimg.com/eG-ks7Ep2x0y2JgNkAS-ZTirWDg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/k/r/1qCimTQcWBknJBu70xwA/aedes-aegypti-1-.webp)
Nesta segunda-feira (10), profissionais visitam a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jaguaré, onde foi instalado um centro de hidratação. Na terça (11), equipe deve iniciar apoio aos atendimentos. Força Nacional do SUS chega a Rio Preto para auxiliar no combate à epidemia de dengue
A equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), ligada ao Ministério da Saúde, faz nesta segunda-feira (10) um “raio X” nas unidades de saúde de São José do Rio Preto (SP) para traçar um plano de combate à dengue.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Ainda nesta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou mais seis mortes causadas pela dengue no noroeste de SP. As vítimas são de Urânia, Araçatuba, Sud Mennucci, Cardoso, Monções e Penápolis (SP). Todas tinham mais de 50 anos.
Agora, a região tem 27 óbitos causados pela dengue, número que corresponde a mais da metade das mortes do estado, que já confirmou 51 óbitos, no total.
Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais cinco mortes causadas pela dengue no noroeste de SP
Divulgação/Fiocruz
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde enviou reforços e também vai liberar verba emergencial para o município. No domingo (9), dez novos profissionais de saúde, sendo dois médicos e oito enfermeiros, vieram até a cidade. Durante a manhã, nesta segunda, a equipe participou de uma reunião com gestores da Secretaria Municipal de Saúde.
À tarde, os profissionais vão visitar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jaguaré, onde foi instalado um centro de hidratação. A equipe visitou na sexta-feira a UPA do bairro Estoril, quando ouviram os profissionais de saúde e pacientes com a doença.
Força Nacional se reúne com autoridades de Saúde em Rio Preto (SP)
André Modesto/TV TEM
Conforme o coordenador-geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, eles ficarão na cidade o tempo que for necessário para auxiliar as autoridades locais. Na terça-feira (11), a previsão é que a equipe comece o apoio e reforço nos atendimentos.
A equipe chegou na cidade na sexta-feira (7), quando começou a auxiliar na montagem de estratégias e ações. São José do Rio Preto vive uma epidemia de dengue com 8.169 casos e seis mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A cidade lidera os casos da doença em todo estado de São Paulo.
Profissionais de saúde recebem orientações da Força Nacional do SUS em Rio Preto (SP)
André Modesto/TV TEM
O que é a Força Nacional?
Criada em 2011, a Força Nacional do SUS atua em resposta às situações emergenciais que afetam a saúde da população no Brasil. Ela pode ser acionada pelos estados e municípios quando se esgota a capacidade de reação local ao problema.
Mais vacinas em Araçatuba
Doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para Araçatuba
Reprodução/Jornal Nacional
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) recebeu, na sexta-feira (7), 20 mil doses da vacina contra a dengue. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para o município por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE).
A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, que funcionam das 7h às 19h, para crianças de 10 a 14 anos. A UBSs Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 realizam a vacinação até as 22h.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a quantidade recebida garante a aplicação da primeira e da segunda dose para o público-alvo atual. Somente em janeiro foram aplicadas mais de 1,4 mil doses. Porém, apenas 31% das crianças entre 10 e 14 anos foram vacinadas.
No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável, sendo necessária a apresentação de um documento com foto e a carteira de vacinação.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM