Camilo, único astro do PT

Quando o país, ao tomar conhecimento da indicação do senador cearense Camilo Santana, um dos mais votados do país, e o mais votado da História Política do Ceará, para o comando da Educação, muitos poderão ter imaginado tratar-se apenas de uma compensação do presidente Lula, em agradecimento pelas seguidas vitórias dele e do PT, conquistadas nos mais recentes pleitos eleitorais do Ceará. Conforme tem destacado a imprensa do Sudeste e de Brasília, houve grande equívoco de quem assim imaginava, temendo ser demais o peso do MEC para um político cuja expressão era apenas regional, e sem muita exposição na imprensa nacional. Em recente reportagem, a revista “Veja” trouxe à tona a verdadeira situação de Camilo, não só por conta da excelente atuação à frente do MEC, mas, principalmente pelas ideias ali postas em prática, e que, pela sua originalidade e praticidade funcionam como geradoras de energia para dinamizar um dos setores mais importantes para o desenvolvimento intelectual e humano da maioria da nossa juventude, cuja maioria, infelizmente, enfrenta as maiores dificuldades até para frequentar a escola. Para isso, nem foi necessário genialidade, bastando apenas mostrar que a União poderá dar apoio aos estudantes de segundo grau, de Licenciatura, e preparar novos mestres via o Mais Professores. Como resultado, milhões de estudantes de baixa renda já retornaram às aulas, e o mesmo ocorrerá com a presença dos futuros responsáveis por escolas em regiões de difícil acesso. Se índia e China cresceram graças às suas escolas, por que nós não também.

Camilo e a política. Ainda a respeito do destaque dado pela “Veja” à figura do ministro Camilo Santana, aquela revista fez questão de destacar o talento e a habilidade com que ele conseguiu crescente ascensão política, o que o colocaria em posição de liderança na linha sucessória para a presidência da República. Entretanto, o líder político cearense, com reconhecida lealdade a Lula, não tem se envolvido em discussões sobre esse tema.

]Pé na rua. Consciente de que usando veículos mal poderá se locomover na cidade, o prefeito Evandro Leitão, ao decidir conhecer e fiscalizar “in loco” a buraqueira de Fortaleza, decidiu mesmo foi fazê-lo a pé, tendo em vista a sua decisão de fazer desse problema um dos mais prioritários, no zelo pela população e pela cidade turística.
A dor do Jair. Segundo o jornalista-humorista José Simão, a mágoa profunda e as lamentações de Bolsonaro por não comparecer à posse de Trump, deveria ser este o sentimento que ele deveria mostrar pela morte de quase metade das 500 mil vítimas da Covid-19, pelas quais não derramou uma só lágrima e ainda as ironizou.
Rumo certo. Em meio a erros, o Planalto acerta. É caso da transposição dos recursos destinados a órgãos como o FDA e Finos para o PAC, e que não vinham trazendo os grandes resultados prometidos serão destinados à grande quantidade de projetos – Programa de Avanço do Crescimento. Segundo o Planalto, o destaque é para obras inconclusas.
Parceria na ALECE. Na ALECE, tem sido destaque a maneira como o atual presidente da Casa, Fernando Santana, e o futuro presidente Romeu Aldigueri vem trabalhando em total parceria, tendo em vista a continuidade da obra do ex-presidente Evandro Leitão conduziu o funcionamento da Casa do Povo, e sua acolhida à população do Ceará.
Olho na safra. Vai disparar a partir de hoje, em todos os municípios (menos Fortaleza e Eusébio, que não têm áreas rurais) a distribuição de sementes e de mudas para o projeto “Hora de Plantar”. Em vez de apenas milho e feijão, o Governo quer produção de sorgo, capim, cajueiro, aroeira, sabiá e maniva, está para goma e farinha.
Esperança e dúvida. A data de ontem, 19/01/2025, poderia ser comemorada em todo o mundo como o começo do fim de mais uma guerra desumana, travada entre inimigos que pensam na destruição um do outro, como os nazistas queriam destruir todos os inimigos. E isso, em se tratando de uma “guerra religiosa”, entre inimigos ditos crentes de Deus.
Belo exemplo. Tem repercussão nacional o comando da UFC que, reconhecendo as grandes dificuldades da maioria dos seus alunos, decidiu ofertar vários benefícios, a começar por um auxílio mensal de R$ 500,00, além da gratuidade nos Restaurantes Universitários de Fortaleza, Sobral, Crato, Crateús, Itapajé e Russas.
O NE merece. Segundo o ministro Camilo Santana, do MEC, trata-se de um triunfo extraordinário do Nordeste essa Região ter superado as demais em termos, com destaque o Sudeste, nas motas do ENEM, o que mostra o nível de preparação e o empenho dos próprios estudantes. O que merece mais empenho e investimentos da parte da União.

O post Camilo, único astro do PT apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.