Os foliões que participaram do bloco de pré-carnaval Bloquinho de Verão, em Fortaleza, denunciaram a falta de segurança no evento que ocorreu no Colosso. De acordo com as denúncias, diversos furtos ocorreram durante a última edição do evento, no sábado (18), com show do cantor Bell Marques, na capital cearense. De acordo com as vítimas, pelo menos setenta celulares foram furtados.
O Estado conseguiu contato com três vítimas que tiveram seus celulares furtados em ação criminosa no evento. Uma das vítimas foi Murielly Araújo (35), a personal trainer conta que percebeu o furto do seu celular após colocá-lo dentro da bolsa enquanto estava indo comprar bebida e que quando foi fazer o Boletim de O ocorrência (BO), encontrou outras pessoas em situação parecida.
“Por volta de 22h eu cheguei até um garçom para comprar ticket de bebidas tirei o meu celular de dentro da bolsa para pagar, o garçom que me atendeu falou que não estava realizando mais venda de ticket e me encaminhou para o próximo garçom que estava em uma distância aproximada de 6 metros e durante esse percurso eu coloquei o celular na bolsa. Quando cheguei para pagar e abri a bolsa, o celular já não estava mais lá. Fiquei desesperada, procurei a ajuda dos seguranças na entrada do evento e eles só falaram que já tinha uma equipe procurando esses indivíduos e me direcionaram para um local com um notebook para fazer o bloqueio do celular, chegando lá tinha mas cinco pessoas que também tinham sido furtadas no mesmo local onde ocorreu o meu incidente”.
Outro relato foi feito por uma foliã que não quis se identificar, mas aponta que o seu celular também foi roubado enquanto estava se deslocando de um lugar para o outro na mesma ocasião.
“Fui ao banheiro com minha amiga e quando estávamos voltando, nos perdemos dos nossos outros amigos, então fomos ligar para eles, e nesse momento nos demos conta que os celulares não estavam mais na bolsa dela, e na minha bolsa não estava mais a minha bateria portátil. No banheiro usamos os celulares e guardamos na bolsa, então o furto ocorreu entre 20h e 20h15. Procuramos a administração do evento para reportar o furto, e nos informaram que tinham disponibilizado um notebook para registrar boletim de ocorrência virtual e tentar fazer o bloqueio do aparelho”.
A vítima completa relatando que no local indicado pela organização também haviam outras pessoas com o mesmo problema. “No local (entrada da festa) já haviam outras vítimas que também estavam tentando fazer o bloqueio. Como nós não conseguimos localizar os aparelhos na própria festa, fomos à delegacia da Oliveira Paiva, e chegando lá os próprios funcionários já perguntaram se estávamos no Bloquinho de Verão, pois já tinham feito boletim de ocorrência acerca do mesmo assunto. Registrei o boletim e informei o IMEI, mas não sei se conseguiram efetuar o bloqueio”.
A entrada para o bloquinho custava R$ 250,00, os furtos ocorreram dentro do local da festa. Segundo testemunhas na porta do evento ambulantes vendem bolsas do tipo porta dólar, justamente por causa do número de furtos no local. A servidora pública, Juliana Figueiredo, que também foi furtada no local, conta que um dos seguranças afirmou que o número de seguranças no local foi reduzido este ano.
Algumas vítimas localizaram três aparelhos em uma comunidade, segunda elas a polícia foi até o endereço, mas como era um prédio os agentes não conseguiram recuperar os aparelhos, nem localizar os suspeitos.
A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) para questionar sobre as situações que aconteceram na festa e obter mais informações sobre a segurança no entorno do local onde a festa é realizada. Sobre o ocorrido, o órgão informou apenas que está apurando os fatos.
“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias de furtos, ocorridos nesse sábado (18), no bairro Edson Queiroz, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. As ocorrências são investigadas pelo 26º Distrito Policial (26º DP), unidade da PCCE responsável pela área”.
A assessoria de imprensa do evento também foi procurada mas não respondeu nenhum dos questionamentos até o fechamento deste conteúdo.
Por: Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
O post Foliões denunciam furtos de mais de 70 celulares em Bloquinho de Verão, em Fortaleza apareceu primeiro em O Estado CE.