Voluntários ajudam na organização das filas, na identificação dos eleitores antes de entrar na cabine de votação e na impressão do boletim de urna. Prazo para convocação termina no dia 5 de agosto. Montes Claros tem 277.710 eleitores aptos a votar
Justiça Eleitoral
Termina no próximo dia 5 de agosto o prazo para a convocação dos mesários voluntários para as eleições municipais de 2024. De acordo com o cartório eleitoral de Montes Claros, o maior município do Norte de Minas vai contar com 3.800 pessoas atuando nestas funções no domingo de eleições.
“A convocação dos eleitores para trabalhar nas eleições se inicia com a publicação de um edital. Logo em seguida, a Justiça Eleitoral inicia o envio das convocação por meio de cartas. Também acontece por e-mail e por WhatsApp”, explica o chefe de cartório eleitoral de Montes Claros, José Geraldo Rodrigues. Quem for nomeado e não puder participar tem até cinco dias para apresentar o pedido de dispensa.
LEIA TAMBÉM
Montes Claros tem 277.710 eleitores aptos a votar
Candidatos à Prefeitura de Montes Claros poderão gastar quase R$ 4 milhões na campanha do primeiro turno
Segundo a legislação, qualquer eleitor pode ser convocado para trabalhar como mesário, mas o Tribunal prioriza a convocação de quem já trabalhou em outra eleição ou se inscreveu de forma voluntária. As votações das eleições municipais deste ano vão ocorrer nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno se houver necessidade).
Cada seção tem quatro mesários no dia da votação. Eles ajudam na organização das filas, na identificação dos eleitores antes de entrar na cabine de votação e na impressão do boletim de urna. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o mésário convocado pode trabalhar por um período de seis dias, se houver apenas um turno de eleição. Como Montes Caros possui 277.710 eleitores aptos a votar, a cidade pode ter segundo turno para prefeito. Neste caso, os mesários chamados podem trabalhar por um período de 10 dias.
Benefícios de ser mesário
A Justiça Eleitoral oferece beneficios para os voluntários: Eles têm direito a duas folgas para cada dia de treinamento, preparação e trabalho nas eleições, tanto no serviço público como em empresas privadas. Recebem também R$ 60 para auxílio-alimentação.
O trabalho como mesário serve ainda como critério de desempate em concursos públicos, se estiver previsto no edital. Mesários que são estudantes universitários, e a instituição tiver convênio coma Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas podem ser lançadas como atividade estracurricular.
O cadastro para ser mesário voluntário fica aberto permanentemente no site do TRE-MG
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.