A expectativa para o Dia das Crianças de 2024 é otimista para o comércio brasileiro. De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas deve alcançar R$ 9,35 bilhões, o que representaria um crescimento de 2,6% em relação a 2023. Esse desempenho consolida a data como o terceiro evento mais importante para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, o crescimento projetado reflete o bom momento do mercado de trabalho e a melhoria na renda das famílias. “As condições de consumo estão mais favoráveis, e o setor varejista encontra-se em um ambiente de maior estabilidade, o que impulsiona as expectativas de vendas para este ano”, afirma Tadros.
A previsão positiva está diretamente ligada à melhora no mercado de trabalho. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostram que a taxa de desemprego em agosto de 2024 ficou em 6,8%, o menor nível em mais de uma década. Além disso, a massa real de rendimentos das famílias teve um avanço de 8,3% nos últimos 12 meses, impulsionada pela valorização do salário mínimo.
O segmento de vestuário e calçados será o carro-chefe do Dia das Crianças de 2024, representando 27% do volume de vendas, equivalente a R$ 2,5 bilhões. Eletroeletrônicos e brinquedos devem responder por 25% das vendas, com movimentação de R$ 2,3 bilhões, enquanto perfumarias e farmácias projetam faturamento de R$ 2,1 bilhões, com um crescimento previsto de 6%, o maior entre os segmentos.
Os consumidores também podem encontrar uma leve trégua na inflação para alguns produtos. A cesta de itens ligados ao Dia das Crianças deve apresentar um aumento médio de 2,8% em 2024, uma desaceleração em relação à alta de 6,7% registrada no ano passado. Itens como bicicletas (-4,3%), ingressos para cinema e teatro (-3,9%) e brinquedos (-2,8%) terão queda nos preços. No entanto, produtos como livros (9,7%), chocolates (7,2%) e sapatos infantis (6,5%) sofrerão aumentos. “A desaceleração da inflação traz um alívio para os consumidores, permitindo um melhor planejamento do orçamento familiar para as compras da data”, explica Fabio Bentes, economista da CNC.
São Paulo é o estado que mais deverá faturar com o Dia das Crianças, com projeção de vendas de R$ 2,678 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 916 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 752 milhões). Juntos, esses estados deverão representar 57% do total movimentado. No entanto, o maior crescimento percentual em relação a 2023 é esperado no Paraná, com alta de 7,4%. Com a melhora no mercado de trabalho e uma inflação mais controlada em alguns itens, o Dia das Crianças de 2024 promete ser um respiro positivo para o varejo nacional, consolidando a data como essencial para o comércio brasileiro.
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