Nos últimos 20 anos, exportações chilenas para o Brasil sobem 418% e somam mais de US$ 4 bilhões

  • Embarques de salmão e truta chilenos avançam no Brasil e somam US$ 631 milhões até agosto
  • Evento Chile Week Brasil acontece entre 30 de setembro a 4 de outubro com rodada de negócios que reunirá 35 empresas do setor alimentício
  • Vendas de frutas frescas também aumentaram para o Brasil

São Paulo, setembro de 2024 – As exportações chilenas para o Brasil (incluindo Cobre e Lítio) registram crescimento significativo nos últimos 20 anos, passando de US$ 832 milhões em 2003 para US$ 4.314 bilhões em 2023, alta de 418,6%, segundo dados do ProChile.

Apontado como principal mercado estratégico na América Latina, o Brasil é atualmente o terceiro destino das exportações chilenas, depois dos Estados Unidos e da China.

Os embarques não-cobre e não-lítio do Chile para o Brasil acumulam US$ 1.961 milhão, o que significa um crescimento de 12,1% entre janeiro e agosto de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.

Os principais produtos são do setor de pesca e aquicultura, com Salmão e Truta somando US$ 631 milhões (12,1%); Maçãs frescas, US$ 82 milhões (110,7%); Vinho tinto engarrafado, blend, US$ 58 milhões (49,2%) e Azeite, US$ 35 milhões (115,4%). O Brasil representa 12,2% das exportações de vinho chilenos.

Somente em agosto de 2024, as vendas chilenas ao Brasil registraram US$ 269 milhões, um aumento de 26,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Entre os principais embarques estão Salmão e Truta, que totalizaram US$ 70 milhões (5,6%); maçãs frescas, que totalizaram US$ 78 milhões (22,6%); carne suína, com registro de US$ 74 milhões (19,1%); blends engarrafados de vinho tinto e azeite US$ 51 milhões (17,9%).

“A alta qualidade testemunhada pelo consumidor brasileiro dos produtos chilenos, aliada à manutenção de um bom relacionamento comercial entre os dois países, é um dos motivos pelos quais os embarques de nossos produtos continuam a se expandir, consolidando o Brasil como nosso principal mercado estratégico para a pesca. e aquicultura na América Latina. Além disso, temos os melhores preços, o que torna nosso produto competitivo no mercado”, afirma Hugo Corales, diretor comercial da ProChile no Brasil.

Segundo Hugo Corales, o Brasil é percebido como um mercado com grande potencial de expansão e diversificação das exportações de produtos chilenos, estimadas em aproximadamente US$ 4,26 bilhões.

Entre os principais produtos, destaca-se o setor agrícola, como frutas frescas: kiwi e ameixa fresca, com oportunidades de exportação de US$ 28 milhões e US$ 20 milhões, respectivamente.

As maçãs frescas também apresentam uma oportunidade significativa, com um valor de 52 milhões de dólares e uma variação positiva de 68,1%.

Encontro de negócios

Dentro desse contexto e da busca para fortalecer as relações comerciais entre os dois países acontece a iniciativa de ProChile que promove eventos como o Chile Week Brasil 2024, que acontece entre 30 de setembro a 4 de outubro nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Durante o evento serão realizadas conferências de negócios, seminários e atividades de networking com o objetivo de promover oportunidades em setores-chave como alimentação, vinho, mineração e turismo, consolidando o Chile como um fornecedor confiável e de qualidade.

O evento contará com a presença de Sebastián Depolo Cabrera, Embaixador do Chile no Brasil, Ignacio Fernández, Diretor Geral de ProChile, além de Hugo Corales, Diretor de ProChile São Paulo e representantes da indústria chilena e brasileira.

Agenda

As atividades do Encontro Chile-Brasil começam em São Paulo no dia 30 de setembro. A partir das 15h, no hotel Tivoli Mofarej em SP, será ministrado o seminário “Fortalecendo a imagem do país e expandindo as oportunidades comerciais em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de mostrar as oportunidades comerciais entre os dois países.

Haverá ainda o workshop: Desafios e Oportunidades do Setor de Alimentação no Brasil a ser ministrado por María Gonzalez de VSV EuroGlobal, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades desse setor.

Na agenda do mesmo dia há ainda o seminário Conecta Brasil e Chile – Destacando a conexão e cooperação entre os dois mercados, com a participação da Câmara de Comércio Chile Brasil.

Esse painel terá a presença de Rossana Dresdner, Diretora Executiva da Fundação Imagem do Chile.

Haverá ainda o painel Conjuntura Econômica do Chile e Brasil e Perspectivas para 2025, com a participação da FIESP e FGV. Esse painel será moderado por Selma Nunes, vice-presidente da Câmara de Comércio Chile Brasil.

Na data de 1º de outubro ainda em SP haverá a inauguração da Rodada de Negócios de Alimentares e Bebidas.

A abertura da rodada contará com a participação do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; do Embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; do Diretor Geral do ProChile, Ignacio Fernández.

A partir das 16h haverá uma masterclass sobre o Pisco do Chile, com a presença de autoridades agrícolas, importadores brasileiros e da delegação empresarial chilena de pisco.

A condução da masterclass será feita pelo especialista Víctor Venegas, bartender chileno de Eximia Bar localizado em São Paulo.

Essa será uma oportunidade que o mercado brasileiro terá para conhecer melhor esse destilado chileno.

Ao final, haverá um jantar com a presença do Ministro da Agricultura, Embaixador do Chile no Brasil, do Diretor Geral do ProChile, autoridades brasileiras, importadores, delegação empresarial do setor de alimentos e associações comerciais.

Sobre ProChile

ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover a oferta exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo.

https://www.prochile.gob.cl/

https://info.prochile.gob.cl/chile-week-brasil-2024

https://www.instagram.com/prochilebr/

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Foto: arquivo

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