O candidato à Prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (União Brasil) foi condenado pela Justiça Eleitoral a conceder direito de resposta em sua propaganda eleitoral ao candidato André Fernandes (PL) após ter associado o adversário ao uso de cocaína. O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, atendeu nesta segunda-feira (30) a ação de André e determinou que o Capitão ceda o seu espaço na televisão aberta em onze inserções de 30 segundos. Esse tempo equivale a um dia completo da campanha do Capitão Wagner na televisão.
O caso envolve propaganda eleitoral do Capitão que resgatava um vídeo de André de 2014 em que ele aparece cheirando um pó branco. Sobre o caso, André afirmou que aquilo se tratava de um “desafio” de quando ele era adolescente e fazia vídeos para o seu canal no YouTube; sobre o vídeo em questão, relatou ser um desafio para “cheirar sal”. Na ação, a defesa de André alegou que o vídeo foi descontextualizado para associar o candidato ao uso de cocaína.
“Essa narrativa provavelmente foi criada apenas com o intuito de fomentar engajamento de espectadores, não sendo verossímil, neste momento, acreditar que o mesmo use ou declare realmente ser usuário de drogas”, declarou o juiz na decisão que concedeu direito de resposta ao candidato do PL.
A campanha de André celebrou a vitória na Justiça considerando que o fato ocorre na última semana de campanha eleitoral antes do primeiro turno para a eleição pela Prefeitura de Fortaleza, no próximo domingo (6). Nota da campanha destaca que o impacto eleitoral não se resume a apenas a ‘não aparição’ do candidato do União Brasil por uma dia na televisão, mas também que a condenação ocorre a três dias do término da propaganda eleitoral na televisão, retirando 33% do tempo do Capitão de televisão na reta final de campanha.
O post Na reta final da campanha, Capitão perde um dia de TV por associar André à cocaína apareceu primeiro em O Estado CE.