Em meio a reiterados problemas financeiros da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, instituição filantrópica, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta quinta-feira (12) que tem interesse em assumir a responsabilidade de todos os leitos do equipamento.
Atualmente, há um convênio que inclui a Prefeitura Municipal de Fortaleza, cidade-sede da unidade, como mantenedora de parte da estrutura. O funcionamento de leitos é de cerca de 25% da capacidade, ou seja, 50 leitos, uma vez que o hospital tem aproximadamente 200 leitos.
“Queremos, pelo menos até o começo de outubro, que seja o mais rápido possível, a definição da contratualização de leitos, se continua uma parte com a Prefeitura e uma parte com o Governo do Estado, ou se essa parceria envolverá todos os leitos. É do nosso interesse que sejam todos os leitos”, disse Elmano.
Secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho definiu como estratégica a relação institucional com a Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias, principalmente de média complexidade, e também para a formação de profissionais.
“É uma unidade que não pode parar. Temos mais de 30 residentes na Santa Casa. Os mais de 200 leitos da Santa Casa servem de retaguarda e para aumentar a capacidade cirúrgica do Estado”. Tânia argumentou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se comprometeu com incremento de recurso imediato para a Santa Casa.
“Queremos chegar a pelo menos 75 cirurgias por dia. Temos condições para isso”, declarou o provedor da Santa Casa, Vladimir Spinelli.
O post Elmano diz que quer assumir leitos totais da Santa Casa de Fortaleza apareceu primeiro em O Estado CE.