Sobre o segundo debate

O que um eleitor consciente, sério, preocupado com sua cidade quer é ver um debate propositivo, recheado de ideias, de inovações, de novas propostas entre os que aspiram chegar ao cargo de prefeito. Afinal temos nas mãos a tarefa de eleger pelos próximos quatro anos quem cuidará de problemas cotidianos, que impactam diretamente nossa vida.
A discussão entre os dois lados que protagonizam a chamada polarização poderia ficar de fora destas eleições, permanecer no âmbito nacional (nem um nem outro representante máximo dos lados residem nesta cidade), embora cada lado queira poder, almeje prefeituras, fortalecendo-se, mostrando sua força e preparando o campo para 2026.
O que vimos no segundo debate desta campanha municipal, realizado pelo O Povo? Agressões gratuitas e o rebaixamento do que deveria ser um debate de alto nível, qualificado. A frase “chupa aqui pra ver se sai leite” dita pelo candidato George Lima ao candidato André Fernandes entrou para a história dos debates fortalezenses. Temos até humor nos debates.
Mas o povo está preocupado em ir para o posto de saúde e ser atendido. O povo quando precisa de remédio, deve ter o medicamento ofertado. Os filhos da classe trabalhadora merecem educação pública de qualidade, com escolas bem estruturadas e professores valorizados. A cidade deve estar limpa (mesmo com taxa do lixo continua suja), iluminada.
O tema da segurança pública tem sido recorrente nos embates entre os candidatos. Vivemos sob medo constante. A sensação de insegurança é gritante. Periferia e bairros nobres, parece que nenhuma área escapa da criminalidade. Todos os dias os noticiários mostram séries de crimes. Mesmo não sendo a segurança papel constitucional do município, há a possibilidade da prefeitura colaborar efetivamente com o Estado e com a União.
O desequilíbrio de alguns, a arrogância, a prepotência, o teatro para depois ir para as redes sociais, o desconhecimento de dados da vida da cidade, tudo isso mostra o despreparo para o importante ofício de gerir a coisa pública e torna difícil a escolha de um nome por parte do bom eleitor.

FELIPE AUGUSTO FERREIRA FEIJÃO
PROFESSOR E
MESTRE EM FILOSOFIA

O post Sobre o segundo debate apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.