FPA: Análise de Mídia – 10/10/2025

Análise de Mídia – Foto: Republicanos/Google

– 10/04/2025– Folha de S. Paulo destaca que a possível inclusão da soja entre os produtos americanos que poderão ser alvo de uma tarifa de 25% pela União Europeia, em retaliação às medidas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, deve favorecer diretamente as exportações do grão pelo Brasil, ampliando sua liderança neste setor.

Essa análise foi comunicada nesta segunda-feira (7) ao governo brasileiro, pelo embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

Questionada sobre o assunto, a FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) não se manifestou sobre o tema. Em geral, porém, predomina uma análise de que o cenário tende a favorecer os produtos nacionais.
Leia +: https://bit.ly/3R7uxfp


– Poder 360 informa que o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), recebeu na 3ª feira (8.abr.2025) representantes da Apib (Articulação dos Povos Indígenas), principal entidade que atua na defesa dos indígenas no país.

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade do texto.

No ano passado, além de levar o caso para conciliação, Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou os indígenas.
Leia +: https://bit.ly/4cqOzva

– Folha de S. Paulo divulga que exportadores de algodão do Brasil, líder global na exportação da pluma, avaliam que as tarifas dos Estados Unidos contra países asiáticos afetarão a indústria têxtil dessas nações, com reflexos nas compras da matéria-prima fornecida pelo país sulamericano.

Segundo o presidente da Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Miguel Faus, o Brasil diversificou bastante as exportações de algodão, vendendo mais para Vietnã, Bangladesh e Paquistão, além da China, maior importador da pluma brasileira no ano passado.

Mas essas nações dependem das exportações de produtos têxteis, notadamente para os EUA, para manterem sustentadas as importações de algodão do Brasil.
Leia +: https://bit.ly/4j3rZva

– Isto É Dinheiro fala que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a afirmar que a prioridade da pasta no próximo Plano Safra, que passa a valer em 1º de julho, será a subvenção das linhas de crédito rural do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural.

A priorização à subvenção do Pronamp ocorre em meio ao aperto orçamentário do Executivo e à escalada dos juros, que eleva o custo de equalização das taxas para o Tesouro.

No plano safra atual, com vigência até 30 de julho, o governo disponibilizou R$ 65 bilhões em financiamentos voltados ao Pronamp.
Leia +: https://bit.ly/42jZB0A

– Globo Rural divulga que as exportações brasileiras de genética avícola, que incluem ovos férteis e pintos de um dia de vida, tiveram uma queda de 35,1% no mês de março em relação ao mesmo mês do ano passado, somando 1.777 toneladas.

No mesmo mês de 2024, 2.738 toneladas foram embarcadas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta quarta-feira (9/4).

Apesar da queda no volume, a receita cresceu 18,4% em relação ao ano anterior, somando US$ 22,3 milhões.
Leia +: https://bit.ly/3FXjinh

– Folha de S. Paulo informa que o presidente Lula (PT) vai receber integrantes do União Brasil assim que retornar de viagem a Honduras para oficializar a mudança no comando do Ministério das Comunicações.

O atual líder da bancada, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), é o favorito para chefiar a pasta, substituindo Juscelino Filho (MA).

O próprio presidente da República afirmou na noite desta quarta (9), em Honduras, que se reunirá com integrantes do partido e citou nominalmente o líder da bancada.
Leia +: https://bit.ly/4j4vm53

– O Globo destaca que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria uma secretaria dedicada a defender as prerrogativas e imunidades dos parlamentares.

A proposta não estava inicialmente na pauta e foi colocado durante a sessão desta quarta-feira. Os deputados aprovaram a urgência e na sequência o mérito do texto.

A votação foi simbólica, sem registro de votos. A proposta não precisa passar pelo Senado e entrou em vigor imediatamente após a votação, já que é um projeto de resolução da Câmara.

A secretaria terá o objetivo de “assegurar que o exercício do mandato parlamentar se dê em sua plenitude, sem interferências indevidas e com respeito às garantias constitucionais que protegem a atividade legislativa”.
Leia +: https://bit.ly/4cnzdrc

– Coluna do Estadão divulga que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de construir um acordo para reduzir algumas penas dos condenados pelo 8/1, com o intuito de pacificar o País.

Segundo apurou a Coluna do Estadão, o deputado já conversou com pelo menos cinco ministros da Corte: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Além disso, na viagem ao Japão, teve tempo de abordar o assunto com Lula, que teria apenas ouvido a proposta. Procurado, Motta não comentou.
Leia +: https://bit.ly/4cqbWF7

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.